O 3º Treinamento Internacional em Hanseníase para Países em Desenvolvimento, aconteceu em Tai’an, na China
Aspectos psicossociais e saúde mental, saúde única e quimioprofilaxia em hanseníase: esses foram os temas que a professora do Departamento de Medicina Social e do Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas da Ufes Patricia Deps apresentou no 3º Treinamento Internacional em Hanseníase para Países em Desenvolvimento, evento que aconteceu de 13 a 26 de outubro de 2024 em Tai’an, na China.
O curso, que contou com apoio financeiro do Ministério de Ciências e Tecnologia da China, foi organizado pelo Shandong Provincial Institute of Dermatology and Venereology (Instituto Provincial de Dermatologia e Venereologia de Shandong), da Shandong First Medical University. Durante a visita ao país, a professora apresentou aos representantes da universidade chinesa as potencialidades da Ufes, abrindo portas para uma parceria promissora entre as instituições em pesquisa e ensino.
Interesse
“Houve grande interesse de formalização de algum intercâmbio com nossa instituição, o que deverá ter prosseguimento por meio da Secretaria de Relações Internacionais da Ufes. É o que eu chamo de internacionalização orgânica – não foi provocada, mas a partir da divulgação que fazemos da nossa instituição surgem oportunidades de intercâmbio”, afirmou Deps.
A professora, que também é vice-presidente das Américas da International Leprosy Association (Associação Internacional de Hanseníase – ILA) proferiu ainda uma aula magna de revisão geral sobre a doença para residentes e dermatologistas do instituto
Texto: Sueli de Freitas