fbpx
Início > Evasão fiscal no Espírito Santo representa 44% da receita corrente líquida

Evasão fiscal no Espírito Santo representa 44% da receita corrente líquida

A sonegação de impostos no Espírito Santo chega quase à metade da receita corrente líquida, segundo os fiscais do Estado

A sonegação de impostos traz para o Espírito Santo um prejuízo anual acima de R$ 5,2 bilhões, segundo uma estimativa feita em 4 de setembro de 2017 pelo Sindicato do Pessoal do Grupo de Tributação, Arrecadação e Fiscalização do Espírito Santo (Sindifiscal-ES). O valor representa cerca de 44% da Receita Corrente Líquida do Estado naquele ano, que foi de R$ 11,8 bilhões. Esses dados constam em um portfólio de informações do Sindifiscal, montado a partir de entrevistas dadas por aquele sindicato à imprensa.

No caso, essas informações foram da Rádio CBN Vitória, de autoria do jornalista Rafael Monteiro de Barros. É lembrado pela entidade que se há valores bilionários que são sonegados, isso significa menos investimentos do setor público. A necessidade de uma conscientização do consumidor, para que exija a nota fiscal, foi lembrada, sob o argumento de que quando a nota fiscal é pedida e as informações são repassadas para a Receita Estadual e empresa contribuinte se sente pressionado a recolher os impostos devidos ao Estado.