fbpx
Início > Evento do setor agrícola capixaba debate evolução e tendências do ES

Evento do setor agrícola capixaba debate evolução e tendências do ES


O encontro é uma realização do Centro de Desenvolvimento do Agronegócio (Cedagro) e corre em Vitória (ES) nesta quinta-feira (8)


Evento do setor agrícola capixaba debate evolução e tendências do ES | Foto: Divulgação/Cedagro

O abismo entre a agricultura  tecnificada a chamada  “agricultura de ponta”, utilizada pelas ricas empresas do agronegócio no Espírito Santo, ainda há uma outra agricultura bem menos dinâmica. “Esta última possui como características principais os elevados riscos na produção e comercialização e os baixos níveis de produtividade e de agregação de valor aos produtos agrícolas, resultante principalmente da baixa qualidade na gestão do negócio.”

Esse tema acima é um dos assuntos que será debatido nesta quinta-feira (8) na “10ª edição do Encontro de Empreendedores do Agronegócio”, evento realizado pelo  Centro de Desenvolvimento do Agronegócio (Cedagro) e que ocorrerá no Auditório do Century Plaza, na Avenida Dante Michelini, 435, na Praia de  Camburi, em Vitória (ES).

Na apresentação do evento é destacado que as exportações do agronegócio capixaba, tem como destaques o café, celulose, pimenta -do-reino, carne bovina, mamão, chocolates, gengibre, macadâmia, pimenta rosa, dentre outros. Os produtos do Espírito Santo chegam a cerca de 130 países através da competitividade promovida pelos arranjos produtivos e à qualidade da produção, mesmo alegando que ainda há gargalos de logística para as exportações.

Objetivo

De acordo com a entidade realizadora, o objetivo do evento é promover a integração do setor agrícola  e debater as perspectivas para a melhoria contínua da competitividade sustentável do agronegócio capixaba, bem como homenagear as instituições e empresas de destaques.

A finalidade é  avançar em estratégias e ações para que haja redução das desigualdades tecnológicas e de gestão entres os sistemas produtivos relevantes do Espírito Santo, e se tornem dinâmicos, tecnificados e competitivos. O fortalecimento e a consolidação do agronegócio, a partir das cadeias produtivas com base no setor agrícola, é uma das principais estratégias para que o Estado alcance o tão sonhado desenvolvimento regional equilibrado, com oportunidades para todos os capixabas.”

Em nota, o Cedagro diz que o encontro reunirá empresários rurais, indústrias e comércios ligados aos diferentes segmentos do agronegócio, além de produtores rurais, profissionais de ciências agrícolas, pesquisadores, extensionistas, professores, secretários de agricultura e meio ambiente do estado e municípios, e demais agentes que atuam no setor.

Objetivo

 “O objetivo é promover a integração do segmento e debater as perspectivas para a melhoria contínua do agronegócio capixaba, bem como homenagear as instituições e empresas de destaque”, explica o presidente-executivo do Cedagro, Gilmar Dadalto.

A programação do evento terá início às 13h30 com apresentação de um panorama das produções do Cedagro, em seus 20 anos de atuação. Na sequência, haverá a palestra “Evolução e tendências do agro capixaba”, conduzida por Enio Bergoli e Michel Tesch – secretário de Agricultura e subsecretário de Desenvolvimento Rural do ES, respectivamente. O evento se encerra com homenagens aos empreendedores do agronegócio, apresentando os destaques indicados por voto popular em 18 categorias.

Programação:

Horário Dia 08/maio/2025 – Quinta-Feira

13:30 às 14:00 Recepção e Credenciamento

14:00 às 15:00 Abertura e apresentação de 20 anos de atividades do Cedagro com um panorama sobre a trajetória e conquistas da instituição.

15:00 às 16:30 Palestra e Debate:”Evolução e tendências do agro capixaba” -Palestrantes: Enio Bergoli e Michel Tesch – Engenheiro(s) Agrônomo(s) – Secretário e Sub-Secretário de Estado da Agricultura-ES

16:30 às 17:00 Intervalo para Coffee Break e networking

17:00 às 18:30 Homenagem aos Empreendedores do Agronegócio

Serviço:

Os interessados em participar devem acessar o site www.cedagro.org.br/empreendedor  e preencher o formulário de inscrição.