fbpx
Início > Explosão de casos de Covid no Estado leva Ufes autorizar interrupção do retorno presencial

Explosão de casos de Covid no Estado leva Ufes autorizar interrupção do retorno presencial

A medida de preocupação da Ufes diante do agravamento da expansão de novos infectados pelo Covid se contrasta com o negacionismo ao vírus da Secretaria de Estado da Educação e das prefeituras capixabas, que estão mantendo as aulas presenciais para a primeira semana de fevereiro

Enquanto governo do Estado e prefeituras ignoram a pandemia, Ufes dá o exemplo | foto: Ufes/divulgação

Diante da rápida expansão da quarta onda do Covid, devido à variante Ômicron, a reitoria da Ufes emitiu um comunicado para alertar sobre a publicação nesta semanan de uma portaria autorizando a interrupção, até o dia 31 de janeiro, do incremento de retorno presencial gradual. O amplo retorno às atividades presenciais estava previsto na Resolução nº 31/2021 do Conselho Universitário, mantendo o percentual máximo de 60% do quantitativo de servidores elegíveis para o trabalho presencial ocupando simultaneamente os espaços de trabalho. A decisão foi precedida de recomendação do Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE/Ufes).

A resolução, no Inciso V de seu artigo 1º, estabeleceu em 1º de dezembro o início da convocação dos servidores para o retorno gradual e seguro ao trabalho presencial, de forma escalonada, com incrementos de 20% a cada quinzena, conforme as condições de cada unidade. Leia a seguir a íntegra da medida adotada pela Reitoria da Ufes, em arquivo PDF:

portaria_02-2022-r_-_interromper_incremento_percentual_inc_v_art._1o_res._31-2021-cun

Ufes observa aumento de casos de Covid e Influenza

Segundo o COE, nas regiões onde estão situados os campi da Ufes, observa-se, nas duas últimas semanas, que os dados direcionam para uma tendência de aumento de casos suspeitos e confirmados de Covid-19 e a circulação concomitante de outros vírus respiratórios, especialmente o da Influenza A (H3N2), ocasionando sobrecarga de testagens, atendimentos médicos em nível de atenção básica e aumento de absenteísmo nas instituições.

Diante disso, a Administração Central da Ufes autorizou a interrupção da progressão do retorno gradual aos locais de trabalho. Os servidores devem continuar realizando um mínimo de 50% da carga horária de trabalho de forma presencial. O COE realizará o acompanhamento semanal da evolução do cenário epidemiológico no Espírito Santo, de forma a subsidiar as decisões da gestão.