As telas e peças de artesanato feitas pelos presidiários ficam expostas no Legislativo estadual até esta quinta-feira (25)
Projetos artísticos desenvolvidos nos presídios capixabas estão expostos durante o Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Assistência Social, que está sendo realizado na Assembleia Legislativa (Ales). Um deles é o projeto de pintura “Mãos que Falam”, desenvolvido na Penitenciária Estadual de Vila Velha, no Complexo do Xuri.
Oito telas produzidas pelos detentos com imagens de pontos turísticos e monumentos naturais e arquitetônicos do Espírito Santo fazem parte da exposição. Estão retratados a Basílica de Santo Antônio, o Farol de Santa Luzia, a Pedra da Cebola, o Frade e a Freira, o Convento da Penha, a Pedra Azul, a Terceira Ponte e o Palácio Anchieta.
Projete pretende ensinar uma nova profissão
Segundo a assistente social da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Neydiany Ramony Lima, o projeto tem o objetivo de ensinar uma nova profissão e “contribuir de forma significativa para a vida daqueles apenados que estão em cumprimento de pena em regime fechado na unidade”.
Artesatos produzidos na Penitenciária de Segurança Máxima de Viana também estão expostos na Casa. “Os apenados podem confeccionar os artesanatos, entregar para as famílias e ter uma contribuição financeira também”, explicou a assistente social. As telas e peças de artesanato ficam expostas na Casa até quinta-feira (25), quando termina o Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Assistência Social.