Pequenos seres que podem ajudar na produção de alimentos orgânicos e na construção de uma agricultura mais sustentável? Sim, eles existem e são tema e parte da exposição artística que foi aberta no Parque Botânico Vale na última quinta-feira (18) e prossegue até o dia 29 de setembro
A “ExpoVespa: entre o real e o fantástico mundo das vespas parasitoides”, traz a ciência e a arte como aliadas para promoção de um futuro mais sustentável, alinhado com a demanda imediata da humanidade, proposta pela Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que apresenta objetivos ambiciosos e desafiadores, exigindo soluções criativas e inovadoras para enfrentar os desafios complexos da atualidade.
“A ExpoVespa tem o objetivo de trazer mais conhecimento sobre esses insetos tão fascinantes, que as vezes são negligenciados por serem difíceis de estudar. Queremos mostrar de forma divertida a importância ambiental das vespas parasitoides” conta Viviana Borges, professora do curso de ciências biológicas e coordenadora do Labpop UFES.
Unindo o conhecimento científico e o poder de engajar e comunicar das artes, a exposição busca dar destaque as vespas parasitoides, insetos que funcionam como ‘parasitas’ de outros insetos, e por isso, podem ser utilizados em controle biológico de pragas agrícolas, ajudando na produção de alimentos orgânicos. Hoje se conhece cerca de 100 mil espécies delas, isto é, 15 vezes mais espécies do que de mamíferos.
Horários da visitação
Voltada para os públicos de todas as idades, a exposição conta com peças artísticas inspiradas no mundo das vespas e seus exemplares naturais. A ExpoVespa estará aberta à visitação entre ao última quinta-feira (18) até 29 de setembro, das 9h às 12h e 13:30 às 16h, no Espaço Conhecimento do Parque Botânico Vale. Não é necessário agendamento prévio para visitar a exposição.
A iniciativa é uma parceria entre a Vale, a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), O Laboratório de Popularização da Ciência (Labpob) – UFES e o Núcleo de Excelência em sistemática de Bethylidae (Nesb) também da UFES
Banho de Floresta
Nesse final de semana, 20 e 21/07, acontece às 9:00 no Parque Botânico Vale o evento Banho de Floresta, que oferece uma oportunidade única de conexão com a natureza e alívio do estresse cotidiano por meio de uma imersão na natureza.
As inscrições podem ser feitas na Administração do Parque, e para participação no evento é obrigatório o uso de calça comprida e calçado fechado. A idade mínima é de 12 anos.