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Feira dos Municípios teve recorde de público e próxima edição já foi confirmada para abril de 2025

Feira dos Municípios teve recorde de público e próxima edição já foi confirmada para abril de 2025 | Foto: Hélio Filho/Secom

Durante os quatro dias de realização da Feira dos Municípios de 2024, 80 mil pessoas passaram pelo Pavilhão de Carapina, na Serra. Segundo os organizadores, o número é 30% maior que a edição do ano passado. Entre a quinta-feira (06) e o domingo (09), a população teve acesso a uma vasta programação cultural, história, gastronômica e econômica dos 78 municípios do Estado reunidos em um só lugar.

A abertura da Feira, na última quinta-feira (6), já dava mostras de que o público seria maior do que no ano passado. Diversos grupos de estudantes se misturaram ao grande público ainda durante a tarde. À noite, os capixabas que saíram do trabalho foram conferir o que a organização montou e o que os 78 municípios capixabas levaram para mostrar.

Na sexta-feira (7) não foi diferente, com um público ainda maior. E no sábado e domingo, já pela manhã, era possível ver as famílias chegando para visitar e conferir todas as atrações. Foram os dias com maior público.

Em 2025 será no início de abril

Durante a premiação dos melhores estandes do evento, foi anunciada a data da feira em 2025: entre os dias 03 e 06 de abril. “Finalizamos com a premiação dos municípios e regiões que tiveram destaque na feira. Isso é importante para se preparar para o ano que vem para virem novamente. Já temos uma data prevista para o ano que vem da nossa feira, que será no início de abril”, ressaltou o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Alberto Gavini.

O secretário de Estado do Turismo, Philipe Lemos, destacou o sucesso do evento: “A diversidade e criatividade demonstradas nos estandes evidenciaram nosso potencial turístico. As premiações por representatividade, criatividade e interatividade nas diferentes regiões turísticas reforçam a qualidade e o empenho de cada município. A edição deste ano demonstrou união, inovação e compromisso com o futuro do turismo capixaba. Estamos orgulhosos dos resultados alcançados”, declarou.

A Feira dos Municípios foi uma iniciativa do Espírito Santo Convention & Visitors Bureau e do Governo do Estado, por meio da Aderes e das Secretarias do Turismo (Setur) e da Cultura (Secult), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) e a Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes).

Divisão do espaço

A Feira estava dividida em cinco espaços. A minifazendinha, onde crianças e adultos puderam interagir com diversos animais. No espaço flores, produtores de norte a sul expuseram e venderam orquídeas, samambaias, cactos, suculentas entre outras plantas.

A praça de alimentação abrigava os dois maiores palcos, o Pocar e o Raízes, onde mais de 20 atrações musicais capixabas se apresentaram, além dos 12 restaurantes, 12 cervejarias, a área de vinhos e de drinks.

Na gastronomia, a Feira contava ainda com uma área externa, anexa ao parque de diversões, com comidas, doces e duas cervejarias. O parque era o espaço da criançada que se divertiu nos brinquedos infláveis, na roda gigante e no tradicional touro mecânico.

O quinto e último espaço, considerado a alma da Feira dos Municípios, reuniu os 78 municípios capixabas divididos entre as 10 regiões turísticas do Espírito Santo. E nos estandes, os visitantes puderam conhecer todo o potencial turístico, cultural e econômico de cada município, com direito a degustação.

Afonso Cláudio: município destaque

A cidade de Afonso Cláudio foi eleita como o município destaque desta edição, recebendo um carro zero km. A escolha foi baseada nos critérios de representatividade, criatividade e interatividade apresentados nos estandes.

Investimentos no Turismo: Região do Verde e das Águas

A Região do Verde e das Águas, composta pelos municípios de Aracruz, Conceição da Barra, Jaguaré, Linhares, Rio Bananal, São Mateus e Sooretama, foi premiada com um investimento de R$ 50 mil para o turismo. Este incentivo visa promover o desenvolvimento turístico, destacando as belezas naturais e culturais da região.

São Mateus: vencedor no Voto Popular

São Mateus conquistou o primeiro lugar na enquete popular “Qual município dos 78 te deu vontade de visitar/conhecer?”, evidenciando seu apelo turístico e cultural entre os visitantes da feira.

Sorteios e premiações

Além dos prêmios para os municípios, os visitantes também foram contemplados. Uma moradora da Serra ganhou uma bicicleta elétrica em um sorteio, atraindo ainda mais atenção para o evento e incentivando a participação popular.

Resultados por Regiões Turísticas

Os jurados avaliaram os municípios das dez Regiões Turísticas do Espírito Santo com base nos critérios de representatividade, criatividade e interatividade. Confira os vencedores:

Caminhos do Café, Pedras e Cachoeiras

Representatividade: Nova Venécia

Criatividade: Vila Pavão

Interatividade: Vila Pavão

Região Metropolitana

Representatividade: Cariacica

Criatividade: Vila Velha

Interatividade: Viana

Região do Verde e das Águas

Representatividade: São Mateus

Criatividade: Sooretama

Interatividade: Conceição da Barra

Montanhas Capixabas

Representatividade: Marechal Floriano

Criatividade: Afonso Cláudio

Interatividade: Afonso Cláudio

Doce Pontões Capixaba

Representatividade: Marilândi

Criatividade: Pancas

Interatividade: São Domingos do Norte

Doce Terra Morena

Representatividade: Montanha

Criatividade: Montanha

Interatividade: Montanha

Sul Capixaba dos Vales e Café

Representatividade: Muqui

Criatividade: Muqui

Interatividade: Atílio Vivacqua

Caparaó Capixaba

Representatividade: Iúna

Criatividade: Ibatiba

Interatividade: Alegre

Costa e Imigração

Representatividade: Rio Novo do Sul

Criatividade: Marataízes

Interatividade: Marataízes

Região dos Imigrantes

Representatividade: Santa Leopoldina

Criatividade: Santa Teresa

Interatividade: Santa Teresa