fbpx
Início > Feiras livres do Espírito Santo ganham documentário produzido pelo Incaper

Feiras livres do Espírito Santo ganham documentário produzido pelo Incaper


A ideia do documentário partiu da extensionista do Incaper, Hanny Slany


Feiras livres do Espírito Santo ganham documentário produzido pelo Incaper | Vídeo: Canal do Incaper no YouTube

As tradicionais feiras capixabas, que fazem parte da rotina das cidades e são responsáveis por girar a economia local e gerar emprego e renda, no campo e na cidade, ganharam um documentário produzido pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). O documentário, intitulado “Feiras Capixabas: Vivências e Histórias”, está disponível no canal do Instituto no YouTube.

O documentário explora a relevância cultural e social das feiras, além de evidenciar os desafios e a resistência, destacando o papel crucial da agricultura familiar na economia do Estado. Com relatos de quem produz e consome, o vídeo traz ainda um olhar sobre as relações construídas nesses espaços, indo além de sua função-base enquanto comércio.

Idealização

A ideia do documentário partiu da extensionista Hanny Slany, que, a princípio, pensou em realizar um artigo a partir da pesquisa sobre o tema. Entretanto, a abordagem do trabalho desenvolvido a fez compreender a necessidade de mostrar, em imagens, todo o contexto ao qual ela se dedicou.

“Queria dar voz a essas pessoas que trabalham todos os dias, passam por desafios e problemas e, muitas das vezes, não têm atenção devida. Divulgar ainda mais as feiras e seu valor cultural, com o objetivo de sensibilizar a sociedade, tentar estimular o aumento do público e atrair a atenção do poder público para possibilidades de investimentos e políticas públicas para essa população, essa categoria, foram as intenções com o documentário”, destacou a idealizadora e servidora do Incaper, Hanny Slany.

Serviço:

Documentário “Feiras Capixabas: Vivências e Histórias”

Duração: 17min55s

Direção: Caio Fabricius e  Hanny Slany

As gravações aconteceram nos municípios de Santa Maria de Jetibá, São Mateus e na capital Vitória (ES).