fbpx
Início > Festa da Criatividade debate alternativas para o desenvolvimento da cultura no ES

Festa da Criatividade debate alternativas para o desenvolvimento da cultura no ES

Evento debate soluções para a cultura superar as dificuldades no pós pandemia do Covid | Imagem: Reprodução/Internet

A 3ª edição da Festa da Criatividade, com rodadas de negócios, palestras e bate-papos, reúne em Vitória (ES) grandes nomes da cultura e da política brasileira vinculada aos movimentos culturais. O evento, promovido pela Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI) e pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), foi aberto nesta última noite de quinta-feira (10) e teve as presenças das deputadas federais do PCdoB Jandira Feghali (RJ) e Alice Portugal (BA), o ex-ministro da Cultura Juca Ferreira, Pablo Capilé, da Mídia Ninja, Secretária de Cultura do Estado do Pará e ex-Presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Cultura, Ursula Vidal, a atriz Elisa Lucinda, Paula Lavigne, entre outros.

Nesta quinta-feira foi debatido o tema. O primeiro foi A Cultura de Volta para o Futuro, que tinha como mote “Vamos olhar para o passado, analisar o presente e partir para o futuro?”. Foi debatido o momento institucional das políticas públicas voltadas para a cultura, para poder planejar as ações que irão contribuir para a retomada da economia criativa brasileira. Também estava na pauta a discussão de como o Espírito Santo está inserido neste contexto tendo em vista e quais Estados conseguiram dar continuidade ao desenvolvimento das políticas culturais em relação às agendas parlamentares, às crises institucionais e à ausência do Ministério da Cultura.

Roda de negócios da música

O evento, que ocorre no auditório do Sebrae-ES, das 10h apo meio-dia, vai prosseguir até este sábado (12). Nesta sexta-feira (11) a Festa da Criatividade prossegue com a Roda de Negócio do Setor da Música, no Sebrae Lab, na Enseada do Suá. As pessoas interessadas em participar podem fazer a inscrição online clicando neste link.   O intuito desse tema é promover um Intercâmbio de produtores dos festivais mais inovadores do Brasil com os empreendedores da música capixaba para a troca de informações sobre o mercado do setor e para a geração de oportunidades para artistas e produtores capixabas, com a participação da Associação Brasileira de Festivais Independentes (Abreafin).

Com mediação de Rute Santos, da Secult-ES, participam os seguintes convidados: Convidados: Ivan Ferraro (músico e produtor cultural), Ana Morena Tavares (Combo Cultural Dosol), Sara Loiola (Festival Yalodê), Ana Garcia (Coquetel Molotov), Paulo Zé Barcelos (Morrostock RS), Vince Athayde (Commons e Zona Mundi), Felipe Altenfelder (Midia Ninja),  Ivanna Tolotti (Jornalista, musicista e produtora cultural), Estrela Leminski (escritora), Daniel Morelo (Formemus-ES) e Larissa Delbone (Festival de Vitória-ES).

Poster de divulgação oficial do evento

Economia criativa

Ainda nesta manhã, de 9 ao meio-dia, ocorre no auditório principal do Sebrae-ES, na Enseada do Suá, o “6º Seminário Sys.terna: Territórios e o desenvolvimento de base comunitária: experimentando leituras de Economia Criativa”. O 6º Seminário Sys.terna, da Agência de Economia Criativa Experimental, tem o objetivo de provocar reflexões sobre a relação entre a Economia Criativa e o Desenvolvimento Sustentável dos territórios e terá a participação do professor pesquisador da Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades da Universidade dos Açores (UAc), Eduardo José da Silva Tomé Marques, PhD em Serviço Social e Embaixador do Pacto Europeu para o Clima em Portugal.

Esse seminário abordará a temática do desenvolvimento dos territórios, suas necessidades e possibilidades, oferecendo reflexões e experimentos que podem contribuir para políticas públicas que buscam solucionar questões locais a partir de um olhar comunitário. A mediação será de Robson Malacarne (professor do  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, e de Orlando Lopes Albertino (professor Universidade Federal do Espírito Santo).Os convidados são  Eduardo José Silva ( UAC/ Portugal), Latussa Monteiro (Instituto Jones dos Santos Neves) e Leonardo Bis (pesquisador, consultor e professor).

Quatro eventos nesta tarde

Na tarde desta sexta-feira vão ocorrer quatro eventos. De 14h30 às 16h30, no Sebrae.Lab, ocorre a Rodada de Negócios da LICC, onde produtores e empreendedores culturais se encontram com empresas interessadas em incentivar projetos culturais da Lei De Incentivo à Cultura Capixaba – LICC, e também tiram dúvidas sobre o primeiro ciclo de patrocínio do Espírito Santo. A mediação é de Mediadora: Rute Santos, da Secult-ES e participam os representantes das empresas ES-Gás (Cintia Coelho), EDP (Maria Luiza Morandini), Águia Branca (Adriana Denadai), Arcelor (Jennifer Coronel) e Oi Victor D`Almeida). Para esee evento as inscrições estão neste link. 

De 16h às 18h, no Auditório Principal Sebrae, ocorre a Mesa 02 – Estado de Emergência Cultural, que busca debater sobre quais os mecanismos mais eficientes para reverter o estado de emergência cultural provocado pela pandemia. Na perspectiva para 2023, cada estado apresenta sua estratégia de desenvolvimento para a economia criativa. No Espírito Santo, o ecossistema de inovação ganha força por meio de iniciativas culturais, a exemplo do Projeto Hub Criativo, do convênio realizado entre a Secretaria de Cultura e o Sebrae e, também, da criação de uma plataforma de marketplace para ampliar os canais de negócio dos setores criativos. Para participar desta mesa, é só clicar aqui e fazer a inscrição

Além disso, será discutido como pensar a transversalidade e a interseccionalidade como catalisadores do processo de retomada da economia da cultura. O mediador será Marcelo Ferreira (Canal Emergência) e tem como convidados  Ivana Bentes (ensaísta, professora, curadora e pesquisadora acadêmica, Célio Turino (escritor e pesquisador), Alexandre Santini –(sub-Secretário de Cultura de Niterói-RJ)) e  Márcio Tavares (Comitê Paulo Gustavo).

À noite

De 19h às 21h vai ser realizada a Mesa 03, com o tema “Enraizamento e transcendência: Fortalecimento da ancestralidade e da diversidade cultural para estimular a criatividade, no Auditório Principal Sebrae. Neste evento, o debate visa discutir o fortalecimento da ancestralidade e da diversidade cultural é um grande estímulo à criatividade.

Por meio de uma perspectiva filosófica e epistemológica, os organizadores dizem que  é possível apresentar outras formas de vida e organização social que podem ressignificar o lugar da inovação. Arte indígena, afrofuturismo, povos tradicionais, budismo, religiões de matriz africana são reunidos em uma única mesa para olhar para o passado e encontrar o futuro. A mediação será de Priscila Gama (ativista e empreendedora social) e os convidados são: Daiju San (Abade do Mosteiro Zen Morro da Vargem), Cacique Marcelo Wera Djekupe (educador Indígena) e  Ailton Krenak (filósofo e escritor). Os interessados em participar devem fazer a inscrição clicando neste link. 

A partir de 21h haverá o show Cultura em Toda Parte, na Fundação Projeto Tamar – Vitória, na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 700ª, na Enseada do Suá, com a Banda de Congo Mestre Tagibe, Afari e  HeptaSopro Convida Léo de Paula. A entrada é  livre.

Sábado

Neste sábado haverá eventos pela manhã, tarde e noite, quando a 3ª edição da Festa da Criatividade será encerrada. De 10h às 12h ocorre no Auditório Principal Sebrae a Mesa 04 – Inovação e Territórios. O mote é Qual seria a configuração ideal de um ecossistema de inovação? Hubs, centros culturais, arranjos produtivos, distritos criativos, museus, políticas setoriais. Esta mesa pretende discutir ambientes de inovação institucionalizados e também a formação de territórios criativos. Como integrar esses ambientes e promover encontros entre a cadeia produtiva da economia criativa e os setores da indústria, serviços, comércio e terceiro setor?

A mediação será de Renato Tannure e tem como convidados Alfredo Manevy (Mídia Ninja), Victor D’Almeida (Oi Futuro), Ivan Ferraro (músico, produtor cultural, diretor da empresa Midiamix), Júlia Caiado (Global Touch) e Luiz Toniato (Sebrae ES). As inscrições para esse debate podem ser feitas clicando neste link.

De 16h às 18h, também no Auditório Principal Sebrae, ocorre a Mesa 5 – Os primeiros a parar… e o horizonte da retomada. Sob esse tema produtores de festivais nacionais se encontram para debater a retomada dos eventos culturais no cenário pós-pandêmico, com a contribuição da Associação Brasileira de Festivais Independentes (Abrafin). A mediadora será Simone Marçal (Gestora Cultural) e os convidados são: Ana Morena Tavares (dretora do DoSol), Sara Loiola (Festival Yalodê), Ana Garcia (Coquetel Molotov), Paulo Zé Barcelos (Morrostock), Vince Athaíde (Commons e Zona Mundi), André Felix (cineasta) e  Nésio Fernandes (secretário de Saúde do Espírito Santo). As inscrições online para esta mesa podem ser feitas clicando aqui.

A Mesa 6 – Criatividade e Liberdade (MOBILE + 342) vai ocorrer das 19h às 21h no Auditório Principal Sebrae. O debate é sobre a arte, ativismo e liberdade de expressão artística e cultural serão debatidos como aspectos contemporâneos da criatividade. Assuntos de interesse social e o enfrentamento das problemáticas relacionadas à sustentabilidade performam na dinâmica transformação sociocultural. A mediação é de Carol Ruas (subsecretária da Cultura Espírito Santo e tem como convidados Dríade Aguiar (Mídia Ninja, Guilherme Varella (Movimento Mobile), Paula Lavigne (342 Artes) e Elisa Lucinda (atriz e escritora). Para esta mesa as inscrições podem ser feitas neste link.

A partir de 21h haverá o show Cultura em Toda Parte, na Fundação Projeto Tamar – Vitória, com as presenças de Aliado Jota, João Pedro Leite e Rodrigo Novo. A entrada é livre. A programação completa pode ser visualizada neste endereço eletrônico. A Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), uma das promotoras do evento, é uma ação conjunta coordenada pela Findes, tendo surgido de parceria e articulação de representantes do Setor Produtivo (Arcelormittal, Suzano, Petrobras, Vale e EDP); Governo do Estado (Sedes, Secti, Seag, Secult, Seger e Fapes) Instituições (Findes, Sebrae, ES em Ação, TecVitória, Sincades e Vale da Moqueca) e Academia (UFES, IFES, UVV, Multivix, Faesa e Sinepe-ES). No último ano, foram diversas ações realizadas pelas entidades que compõem a MCI, como o Findeslab, o programa Centelha, Ino.VC, ES + Criativo, Missões a outros ecossistemas de inovação.