fbpx
Início > Foletto deixa a Seag e assume vaga de deputado, retirando Ted Conti da Câmara dos Deputados

Foletto deixa a Seag e assume vaga de deputado, retirando Ted Conti da Câmara dos Deputados


No lugar de Foletto, assume como secretário de Estado o atual presidente do Idaf, Mário Louzada


Mário Louzada é o novo secretário de Estado da Agricultura. Ele entra no lugar de Paulo Foletto, que assume seu mandato de deputado federal e, com isso, retira o jornalista Ted Conti, que volta a ser suplente de deputado | Foto: Divulgação/Governo ES

Filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), o gestor ambiental e técnico em Agropecuária, Mário Louzada, foi nomeado pelo governador Renato Casagrande (PSB) a ocupar o cargo de secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). Louzada entra no lugar do atual ocupante da pasta, Paulo Folleto (PSB), que teve sua imagem arranhada por ter o seu braço direito na Seag e subsecretário Rodrigo Vaccari dos Reis envolvido no último dia 17 na Operação Volátil II, desenvolvida pela Polícia Federal (PF), e que apurou Vaccari como suspeito de receber R$ 800 mil em propina para compra fraudulenta de álcool em gel.

A permanência de Foletto, que é deputado federal eleito nas eleições de 2018, vinha trazendo desgastes. A antecipação da data-limite, fixado pelo calendário eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para 3 de abril (seis meses antes do primeiro turno, em 2 de outubro) traz um problema para os capixabas. O suplente que vinha ocupado o mandato desde 2019 é o jornalista Ted Conti (PSB), que sempre acompanhou o deputado federal Helder Salomão (PT) nas votações de projetos de interesse do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) que são contrários aos interesses da população.

Nota oficial

Os outros oito deputados sempre votam contra interesses da sociedade capixaba. A ida de Foletto para o lugar de Ted Conti, devido ao seu perfil conservador, não dá segurança de que o Estado conta ainda com dois votos contra os projetos antipopulares de Bolsonaro. Na nota oficial do governo estadual sobre a troca de nomes na Seag, não foi dito o motivo da antecipação da saída de Foletto.

“O novo secretário é natural de Jerônimo Monteiro e radicado em Vargem Alta.  Esteve nos últimos três anos e três meses como diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf). Já presidiu o Fórum Nacional de Sanidade Agropecuária (Fonesa). Assume como diretor-presidente do Idaf, o advogado Leonardo Monteiro, de 53 anos, natural de Cachoeiro de Itapemirim. Ele presidiu a Cooperativa de Laticínios Selita no biênio 2020/2022”, diz a breve nota.