fbpx
Início > Fomento ao turismo capixaba será tema de audiência pública na Assembleia

Fomento ao turismo capixaba será tema de audiência pública na Assembleia

Fomento ao turismo capixaba será tema de audiência pública na Assembleia | Foto: Divulgação/Setur

A importância do turismo para o desenvolvimento do país e do Espírito Santo no pós-reforma tributária será o tema da audiência pública realizada pelo deputado estadual João Coser (PT) nesta sexta-feira (24), na Assembleia Legislativa. O objetivo é reunir os principais representantes do setor do turismo para discutir formas de fortalecer a atividade no Estado.

Entre os convidados estão representantes dos governos estadual e municipais, de entidades como o Conselho Estadual de Turismo, o Sebrae-ES, a Fecomércio, o Espírito Santo Convention & Visitors Bureau, e empresariais, como a Booking. A audiência conta com o apoio da Comissão de Turismo e Desporto da Assembleia. A atividade é aberta ao público e terá início às 9h.

Convite para o evento | Imagem: Ales

‘Novo modelo de arrecadação’

Para o deputado João Coser, a discussão sobre como fomentar o turismo capixaba é oportuna. “A aprovação da Reforma Tributária nos coloca diante de um novo modelo de arrecadação, no qual os impostos sobre bens de consumo serão cobrados onde os bens e os serviços serão consumidos. Nesse sentido, o Turismo se apresenta como uma atividade econômica fundamental para geração de emprego, renda e tributos para o estado e para os municípios”.

O deputado João Coser (PT) é o autor do pedido para a realização da audiência pública | Foto: Divulgação/Assessoria parlamentar

Dados do Instituto Jones Santos Neves e da Secretaria de Turismo do Estado apontam que o turismo representa aproximadamente 7% da economia capixaba. Um percentual que, segundo João Coser, poderia ser mais significativo. “É inegável o potencial turístico que o Espírito Santo tem. Mas porque então nosso Estado não configura entre os principais destinos? O que dificulta a vinda ou a estada dos turistas aqui? O que podemos fazer para tornar o Espírito Santo mais atrativo? Essas são algumas das questões que queremos discutir na audiência na Assembleia”.

A intenção do parlamentar é colher proposições, fruto do debate, e apresentá-las ao Governo do Estado. “Queremos contribuir com o processo de construção de uma política de estado, que priorize as nossas potencialidades, permitindo que o Espírito Santo assuma a sua vocação natural para o turismo”.