Apesar de as irregularidades ocorrerem em toda a cidade de Vitória e com maior intensidade no Centro Histórico de Vitória, as abordagens foram apenas na orla da Praia de Camburi
Os proprietários de ciclomotores vem sendo alvo de reclamação de pedestres e de ciclistas, porque utilizam seus veículos sobre calçadas e ciclovias, sendo que estas últimas são de uso exclusivo de ciclistas. Apesar de o problema ser sentido em todo o município de Vitória, a operação foi realizada na última semana e se limitaram em abordagens na Avenida Dante Michelini, no bairro Jardim da Penha, em Vitória (ES).
A operação foi realizada através de uma integração entre a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), através da Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (DDT), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) e a Guarda Municipal de Vitória. O resultado foi na abordagem de 46 veículos e na retenção de 12 ciclomotores sem registro. Mesmo sendo a maioria menores de idade que pilotam esses veículos, a abordagem não detectou a presença desses menores. Duas pessoas foram flagradas conduzindo sem habilitação.
Três horas de operação
A ação durou cerca de três horas, no período compreendido entre 8h e 11h, e teve como objetivo reprimir crimes de trânsito e fiscalizar as condutas administrativas previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com foco na fiscalização de ciclomotores.
O titular da Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (DDT), delegado Maurício Gonçalves da Rocha, informou que, ao todo, 46 veículos foram abordados, incluindo autopropelidos (objeto que se movimenta ou sai do seu lugar através de uma forma própria de propulsão), e ciclomotores.
Destes, 12 ciclomotores foram retidos por estarem sem registro, embora ainda dentro do prazo estabelecido pela Resolução 996/2023 para regularização. “Flagramos duas pessoas não habilitadas conduzindo ciclomotores, sendo lavrado contra eles Termo Circunstanciado pelo crime previsto no artigo 310 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que trata de permitir, confiar ou entregar a direção de veículo automotor a pessoa não habilitada”, esclareceu o delegado.
O gerente de fiscalização do Detran-ES, Jederson Lobato, destacou que a integração das forças de segurança no trânsito é importante para compartilhar e alinhar os conhecimentos, qualificar as equipes de fiscalização e orientar a população a respeito das regras para uso responsável e seguro dos novos equipamentos de mobilidade.
“Por isso, ao sermos convidados, prontamente nos disponibilizamos a participar da ação organizada pela Guarda de Vitória e pudemos cooperar para que o uso dos espaços públicos seja feito de maneira compartilhada e consciente por todos os usuários das vias públicas com foco na preservação da integridade física e da vida das pessoas”, finalizou.