As aeronaves, operadas pelo Notaer, tem promovido resgate emergenciais de pessoas que necessitam de socorro médico rápido, em todo o Espírito Santo
![](https://grafittinews.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Frota-de-helicopteros-do-Governo-do-ES-e-ampliada-para-seis-aeronaves.-No-fundo-as-3-ambulancias-doadas-pelo-Governo-Lula-Foto-Helio-Filho-Secom.jpg)
Ao longo dos últimos 33 anos de atividade do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer), vinculado à Secretaria de Estado da Casa Militar do Governo do Espírito Santo, salvou as vidas de muitos capixabas através do resgate pelo serviço de transporte de emergência para um atendimento hospitalar rápido. Agora, foi incorporada à frota, que tinha de cinco aeronaves em operação, um sexto helicóptero, registrado na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) com o prefixo PR-NOT.
Esse helicóptero, modelo H130, fabricado pela Airbus Helicopters, através da sua subsidiária brasileira Helibras, é uma aeronave monoturbina leve de última geração. Apesar de tecnologicamente avançado, sua filosofia operacional é semelhante aos modelos Esquilo / H125 empregados há mais de três décadas pelo Notaer, reduzindo significativamente o tempo de adaptação de pilotos, mecânicos e operadores aerotáticos do agrupamento militar. A aeronave tem capacidade de transporte de cinco passageiros e dois pilotos.
O PR-NOT se juntou a atual frota da Notaer, formada pelos helicópteros:
.Harpia 02, um Airbus AS350B2 de prefixo PP-EMH fabricado em 1998;
.Harpia 04, um Schweizer HU300CBi de prefixo PR-KLS fabricado em 2007;
.Harpia 06, um Airbus AS350B3e de prefixo PR-ESE fabricado em 2014;
.Harpia 07, um Airbus EC145C2 de prefixo PR-RJG fabricado em 2014;
.Harpia 08, um Airbus AS350B3e de prefixo PP-ESN fabricado em 2018.
![](https://grafittinews.com.br/wp-content/uploads/2025/02/As-informacoes-publicas-sobre-o-registro-do-helicoptero-junto-a-Anac-Imagem-Anac-701x1024.jpg)
O que diz o fabricante
O H130 é um helicóptero versátil, com uma cabine ampla que pode ser adaptada de acordo com a missão. Membro da família Esquilo, os modelos representam mais de 30% da frota de helicópteros em serviço no Brasil, e já acumulou mais de 40 milhões de horas de voo. Possui autonomia de voo com tanque de combustível padrão de 4 horas e tem alcance máximo com tanque de combustível padrão de 605 Km.
“É amplamente utilizado por serviços de turismo, táxi aéreo, serviços médicos de emergência, entre outros. Como um helicóptero multifuncional, o H130 tem uma cabine espaçosa para um piloto e até seis passageiros (sete em alta densidade)”, diz o fabricante na sua apresentação do veículo aéreo.
Doação de ambulências pelo Governo Lula
Para ampliar o serviço de atendimento de emergência à pacientes socorridos através da frota de helicópteros do Notaer, o Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez a doação de três novas ambulâncias de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192. Os veículos foram remetidos ao Estado pelo Ministério da Saúde, por meio de Termo de Doação com a Secretaria da Saúde (Sesa) no valor de R$ 867 mil.
De acordo com o Governo estadual, essas ambulâncias vão reforçar a Rede de Urgência e Emergência que já atua com de forma tida como eficaz no Espírito Santo. Em todo o ano passado, foram realizadas muitas operações de transporte de órgãos junto com o Notaer e ainda 111 operações de salvamento do Samu utilizando as aeronaves, em um trabalho conjunto objetivando salvar vidas.
“Estamos fazendo os maiores investimentos da história da Segurança Pública deste Estado. Os resultados podem ser vistos na queda dos índices de criminalidade ano após ano. Inauguramos a nova sede administrativa do Notaer para dar melhores condições de trabalho aos nossos profissionais. A nova aeronave vai reforçar a frota e deve ser mais utilizada no transporte de pacientes e na captação de órgãos, trazendo mais agilidade e ajudando a salvar vidas. Também servirá para operações da área da Segurança Pública para que a gente possa seguir melhorando nossos indicadores e colocar o Estado entre os mais seguros do País”, afirmou o governador Renato Casagrande (PSB).