fbpx
Início > FUP alerta para desabastecimento do diesel no segundo semestre deste ano

FUP alerta para desabastecimento do diesel no segundo semestre deste ano

Petroleiros preveem que os caminhões vão ficar parados por falta de diesel | Foto: Reprodução/internet

O Brasil, sob o governo do presidente Jair Boilsonaro (PL) poderá enfrentar desabastecimento de óleo diesel a partir do segundo semestre deste ano, devido a decisão de Bolsonaro em deixar o Brasil na dependência de fornecedores internacionais. A previsão é do presidente da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Dayvid Bacelar,e que foi divulgada através de suas redes sociais.

“Apesar de sermos autossuficientes na produção de petróleo, o Brasil importa atualmente cerca de 25% de suas necessidades de diesel no mercado interno, devido à baixa utilização das refinarias brasileiras e a não conclusão de obras importantes no setor”, disse Dayvid após ter alertado sobre a falta de óleo diesel. “O Brasil corre o risco de desabastecimento de óleo diesel no início do segundo semestre deste ano, em função da prevista escassez de oferta no mercado internacional e do baixo nível dos estoques mundiais”, alertou.

O presidente da FUP, Dayvid Bacelar está fazendo o alerta | Imagem: Twitter

Dependência do Brasil do transporte por caminhões

A falta de óleo diesel, que movimenta mais de 60% do transporte de mercadorias no país, vai ocorrer exatamente no período da safra da soja, o que segundo economistas, vai impactar no Produto Interno Bruto (PIB) do país. “Um dos erros cruciais do Governo Federal foi não ter concluído o segundo trem da Refinaria Abreu Lima (PE), especializada na produção de diesel. Errou também ao não investir no Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro) e ao não construir unidades de coqueamento em algumas refinarias do país”, acrescentou o dirigente da FUP.

Ao contrário de economias mais sólidas no mundo, que tem o modal ferroviário como o principal para o transporte, o Brasil tem elevada dependência do modal rodoviário | Gráfico: CNT

“Desde que as sanções contra a Rússia alteraram o comércio de combustível, o fornecimento de diesel se tornou uma preocupação. A Índia está produzindo diesel com petróleo russo e exportando para a Ásia e Brasil”, completou. O ex-presidente da Petrobras, José Mauro Ferreira Coelho, havia alertado o Ministério de Minas e Energia sobre a possibilidade de falta de diesel pouco antes de ser demitido por Bolsonaro, O que confirma as preocupações do dirigente da FUP.