fbpx
Início > Gatos abandonados em Vitória e Cariacica

Gatos abandonados em Vitória e Cariacica


O prefeito de Vitória deixa mais de 20 gatos abanados no Centro de Vitória. Em Cariacica, o prefeito faz o mesmo em Jardim América. A CPI dos Maus-Tratos dos Animais tomou o conhecimento, mas ignora e não adotou nenhuma providência


O Mercado da Capixaba, no Centro Histórico de Vitória, tem 22 gatos abandonados pelo prefeito Pazolini | Vídeo: Amacentro/Facebook

A Associação dos Moradores do Centro de Vitória (Amacentro) está informando do abandono de dezenas de gatos pelo prefeito da Capital do Espírito Santo, Lorenzo Pazolini (Republicanos) no antigo Mercado da Capixaba, que fica defronte à Avenida Jerônimo Monteiro. São muitos relatos, fotos e vídeos de gatos em condições precárias dentro do Mercado Capixaba, diz a entidade. O mesmo abandono vem sendo feito pelo prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (União), no Bairro Jardim América e o Ministério Público do Espírito Santo (MPES), apesar de ter recebido denúncias, ainda não tomou uma providência.

“O Mercado, que virou um lugar de refúgio de aproximadamente 25 felinos, nestes anos em que esteve abandonado, será restaurado, portanto esses gatinhos precisarão de lar temporário até serem adotados”, afirma a entidade em sua página no Facebook. O que a Amacentro quer é que a Prefeitura de Vitória (PMV) promova o recolhimento, faça o tratamento veterinário, com aplicação das vacinações e vermífugo e promova uma feita de adoção.

Cadastramento

A Amacentro está convocanco voluntários para comparecer ao Mercado Capixaba. O objetivo é realizar o cadastramento de todos os animais, com a realização de exames e a castração dos felinos. A vistoria da entidade ocorreu nesta semana, onde estava sendo realizada uma lavagem do local, retirada de entulho e diante do barulho os gatos foram para as ruas, que possuem um elevado tráfego de veículos, diz a Amacentro.

“É importante lembrar que a Amacentro é uma associação de moradores e não temos poderes para legislar, julgar ou executar tarefas de responsabilidade dos três poderes. O papel de uma associação é levar as demandas da sociedade civil organizada ao poder público. Estamos fazendo este trabalho de denúncia, fiscalização e promoção do trabalho voluntário em prol do nosso bairro”, explicou a entidade.

A Prefeitura de Cariacica, apesar de ter sido alertada pelo Movimento Comunitário do Bairro de Jardim América, ignorou e mantém os gatos abandonados no bairro | Imagem: MCBJA

Em Cariacica, a Prefeitura ignora gatos abandonados

Em 25 de janeiro deste ano, a Associação de Moradores do Bairro de Jardim América (AMBJA) fez a solicitação sob o número 002203.2022-26, onde foi relatada a existência de mais de 20 gatos abandonados, sem vacinação, sem terem sido vermifugados e que a comunidade deseja quem sejam recolhidos, tratados e posteriormente levados a feita de adoção. A Prefeitura de Cariacica ignorou a solicitação. O mesmo fez a deputada Janete de Sá (PSB), que preside a CPI dos Maus Tratos dos Animais e que, apesar de ter tomado conhecimento, não tomou nenhuma providência.

O MPES tomou conhecimento dessa mesma situação de abandono e de descaso pelo poder público municipal e também não tomou providências. Na denúncia enviada ao Ministério Público foi lembrado que em 14 de fevereiro de 2017, ainda na gestão do ex-prefeito Geraldo Luzia De Oliveira Junior, o Juninho, e durante o motim da Polícia Militar do Espírito Santo, a Prefeitura de Cariacica anunciou oficialmente em seu portal que “Vândalos invadem Centro de Zoonoses e roubam uniformes de agentes” e que pode ser conferido clicando neste link.