fbpx
Início > Google passou a censurar canais palestinos de Gaza no Telegram

Google passou a censurar canais palestinos de Gaza no Telegram


A alternativa é fazer download do aplicativo, para o celular Android, direto do Telegram, onde não há censura e os canais palestinos podem continuar sendo visualizados


Aviso de censura do Gogle no Telegram | Foto: Grafitti News

Atendendo ao governo dos Estados Unidos, o Google começou a censurar canais palestinos de Gaza no Telegram. A ação de veto à liberdade do usuário de um celular Android, idealizado pelo Google, em ver o que quiser foi contestada pelo criador da plataforma Telegram, Pavel Durov, que alertou que esses canais estão sendo o único meio para pedidos de socorro. O WhatsApp, também da americana Google, não está sendo confiável para a população civil palestina.

Nesta última terça-feira (24), o Telegram enviou para os usuários de sua plataforma a seguinte mensagem: “Alguns dos canais que você segue podem deixar de estar acessíveis na sua versão do Telegram devido às diretrizes da Google Play.Se você desejar continuar lendo esses canais, você pode fazer isso usando a versão direta do Telegram para Android, que possui as mínimas restrições possíveis. Baixe aqui:

https://telegram.org/android?setln=pt-br . Você também pode usar https://web.telegram.org/k/ em qualquer dispositivo móvel.”

Entre os canais censurados pelo Google no Telegram estão os do governo local, onde o grupo Hamas foi eleito para governar Gaza e as Brigadas al-Qassam, que ficaram inacessíveis após a censura para usuários que baixaram o aplicativo na Google Play Store.

Canais ajudam a salvar vidas, diz o Telegram

O Telegram diz que manter os canais censurados para quem usa o aplicativo proveniente do Google Play, inclusive do Hamas, pode “salvar vidas”. Há duas semanas, Pavel Durov, CEO da Telegram, publicou um comunicado defendendo a decisão de sua empresa de não remover o conteúdo relacionado à guerra de sua plataforma, dizendo combater cobertura relacionada à guerra é raro.

Durov se referiu a uma ameaça do Hamas de bombardear Ashkelon, dizendo que isso serviu de alerta para os civis. “O desligamento do canal ajudaria a salvar vidas – ou colocaria em risco mais vidas?”Escreu Durov em um post em seu canal Telegram.

“É sempre tentador agir sobre impulsos emocionais. Mas situações tão complexas exigem uma consideração completa que também deve levar em consideração as diferenças entre as plataformas sociais.”

Durov acrescentou que acredita que os canais não “amplificam significativamente a propaganda”, pois os usuários veem apenas o conteúdo ao qual assinam especificamente. O CEO do Telegram afirmou ainda que esses canais “servem como uma fonte única de informações em primeira mão para pesquisadores, jornalistas e verificadores de fatos.”

Serviço: Como derrubar a censura do Google no Telegram

  1. Baixar o aplicativo do Telegram direto do site do portal: 
  2. https://telegram.org/android?setln=pt-br
  • Após dar seu número de celular cadastrado, deve colocar a senha usada anteriormente no aplicativo baixado do Google Play. Se não lembrar qual é a senha, é só clicar em refazer e o aplicativo envia para o e-mail também cadastrado o link de mudança de senha;
  • Após instalar, o aplicativo já vêm com todos os contatos e os canais que eram utilizava na conta anterior;
  • Para evitar que os videos, fotos e audios tenham download automativos, é sé entrar em configurações, depois em dados e armazenamento e desativar o download automático. Assim, vai baixar somente o que desejar.

No computador, notebook ou tablet é possivbel usar o https://web.telegram.org/k/