fbpx
Início > Governador se reúne com empresários e, juntos, adotam medidas brandas contra explosão de casos de Covid no ES

Governador se reúne com empresários e, juntos, adotam medidas brandas contra explosão de casos de Covid no ES

A reunião ocorreu no Palácio Anchieta na tarde desta quinta-feira (27) e as medidas serão publicadas no Diário Oficial desta sexta-feira (28) e entram em vigor na próxima segunda-feira (31), juntamente com o novo Mapa de Risco da Covid-19.

Não haverá medidas duras para conter os casos de Covid pela variante Ômicron. Apenas medidas propostas pelos empresários, que se reuniram com o govcernador nesta quinta-feirta e deram as diretrizes a serem tomadas | Foto: Giovani Pagotti/ Secom

Diante de uma explosão de casos de contaminação pela variante Ômicron, que está deixando os hospitais superlotados no Espírito Santo, o governador Renato Casagrande (PSB) se reuniu com empresários, nesta tarde de quinta-feira (27) para assinarem, conjuntamente, um “Termo de Compromisso”. O documento é brando, diante da rapidez com que a nova variante amplia as infecções e não assinala nenhuma possibilidade de lockdown e muito menos fala sobre superlotação de ônibus sem janelas do Transcol, igrejas, shopping centres e praias lotadas.

O documento fala em “firmar o compromisso público de atuar de maneira ativa e colaborativa com o Estado do Espírito Santo e com os Municípios capixabas no enfrentamento do atual estágio da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), firmando um pacto em prol da defesa da população e da sociedade capixaba, com a adoção das medidas, dentro dos limites de suas atribuições institucionais, para que as pessoas jurídicas que lhe sejam vinculadas ou com as quais tenham relações jurídicas-institucionais:”.

Ilusão

Em outro item de compromisso, consta a ilusão de que comércios de bairros periféricos ou no interior do Estado vão exigir comprovante de vacinação, sem que haja uma medida mais forte para essa exigência. Diz o texto: “Somente admitam, em seus estabelecimentos, nas hipóteses previstas na Portaria nº 13-R/2021, o acesso de pessoas que estejam com a vacinação em dia, conforme diretrizes editadas pelos órgãos de saúde, não se aplicando essa exigência para os estabelecimentos comerciais e para as demais atividades não elencadas na referida”

Ao invés de tentar elevar as restrições aos negacionista da vacina, o termo assinado apenas pede para que os empresários “adotem medidas para incentivar a vacinação para o Covid-19 de seus funcionários, de seus clientes e da sociedade em geral”. As aglomerações não foram proibidas, mas apenas solicitado que “caso organizem eventos sociais, esportivos, corporativos, shows e afins, quando permitida sua realização, respeitem o limite de, no máximo, 50% da capacidade de ocupação do local (fechado ou aberto) e, ainda, se realizados em locais fechados (sem circulação de ar), o limite máximo de 1.200 pessoas”.

Os shows vão continuar

Também, vai continuar sendo permitida a realização de shows. Para esse caso, o documento sugere: “Caso organizem shows no nível de risco moderado, devem observar o limite máximo de 50% da capacidade de ocupação do local (fechado ou aberto) e, ainda, o limite máximo de 1.200 pessoas em locais fechados (sem livre circulação de ar) e o limite máximo 2.000 pessoas em locais aberto (com circulação de ar). A reunião para decidir o que os empresários queriam para controlar a explosão de contaminações pela variante Ômicron, lembrou a famosa fábula “O Galo e A Raposa”,  do francês Jean de La Fontaine.

Para garantir a continuidade de shows em plena ascensão da pandemia, impulsionada agora pela variante Ômicron, o documento estabelece: “Saso organizem eventos, shows e afins, apresentem, juntamente com projeto do Corpo de Bombeiros, o planejamento do controle de acesso somente para pessoas com a vacinação em dia e as demais medidas de prevenção ao Covid-19; e auxiliem nas campanhas de comunicação do Estado do Espírito Santo quanto às medidas para o enfrentamento do Covid-19”. Leia a seguir a íntegra do Termo de Compromisso, que não tem assinatura de nenhum membro religioso e nem de empresários do sistema Transcol e que foi assinado pelo governador do PSB e 14 dirigentes de entidades empresariais., em arquivo PDF:

TERMO-DE-COMPROMISSO-COVID-19-27.01.2022

Quem assinou o documento:

– A Festa

– Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC)

– Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce)

– Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape)

– Associação Comercial do Centro de Vitória

– Associação das Academias de Ginástica do Espírito Santo (Acages)

– Associação dos Comerciantes da Glória (Uniglória)

– Câmara de Dirigentes Lojistas de Vitória (CDL Vitória)

– Espírito Santo Convention & Visitors Bureau

– Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes)

– Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomércio)

– Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge)

– Sindicato dos Lojistas de Vitória (Sindilojas Vitória)

– Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Espírito Santo (Sindbares)