Governadores de 12 Estados e representantes de outras sete unidades da Federação visitaram a fábrica da União Química, localizada no Polo de Desenvolvimento JK, em Santa Maria (DF). A empresa é responsável pela produção do IFA (ingrediente farmacêutico ativo) da vacina russa Sputnik V no Brasil. A empresa União Química se associou ao Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF) para a fabricação da vacina contra a Covid-19.
A União Química informou nesse encontro que o primeiro lote do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), para fins de teste-piloto será concluído no próximo dia 8 de março. Atualmente a produção é destinada para a realização de teste piloto, não em escala industrial e comercial. A empresa acrescentou que mantém dois técnicos na Rússia, que acompanham a fase final de transferência tecnológica.
A assessoria do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, disse que ele informou que “a Sputnik V tem capacidade de ofertar 10 milhões de doses nos meses de março e abril”. “E a partir de abril, o laboratório tem condições de produzir oito milhões de doses por mês. Somadas às vacinas do Butantan e Fiocruz, podemos acelerar o PNI. Esse é o nosso intuito com a visita”, disse o governador capixaba.
Visitantes
Além de Casagrande, estiveram presentes na empresa farmacêutica o governador do Acre, Gladson Cameli; governador de Alagoas, Renan Filho; governador do Amapá, Waldez Góes; governador do Ceará, Camilo Santana; governador do Maranhão, Flávio Dino; governador de Mato Grosso, Mauro Mendes; governador de Minas Gerais, Romeu Zema; governador do Pará, Helder Barbalho; governador de Santa Catarina, Carlos Moisés; governador do Tocantins, Mauro Carlesse; governador de Pernambuco, Paulo Câmara; governador do Piauí, Wellington Dias;
E também acompanharam a visitação o vice-governador do Distrito Federal, Paco Britto; vice-governador do Rio Grande do Norte, Antenor Roberto Soares de Medeiros; secretário Chefe do Escritório de Representação do Paraná em Brasília, Rubens Bueno II; secretária Extraordinária de Relações Federativas e Internacionais do Rio Grande do Sul, Ana Amélia Lemos; secretário de Estado da Casa Civil do Rio de Janeiro, Nicola Miccione; superintendente de Integração de Rondônia, Augusto Leonel de Souza Marques.
De acordo com relatos do governador capixaba, “os governadores estão dispostos a adquirir vacinas para acelerar o Programa Nacional de Imunizações (PNI), porém o Ministério da Saúde afirmou que irá comprar e disponibilizar todas as vacinas disponíveis, incluindo a Sputnik”. Ele completou afirmando: “Se for preciso, compraremos. O Ministério da Saúde está dizendo que não será preciso, que comprarão todas as vacinas. Mas, nós governadores, nos colocamos à disposição para comprar e incorporar ao PNI”.
Após a visita à fábrica da União Química, os governadores foram para a Residência Oficial do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, onde o tema do encontro foi sobre a aquisição das vacinas.