fbpx
Início > Governo do ES anuncia 4.661 vagas em cursos na UnAC, com 849 vagas sendo da Ufes

Governo do ES anuncia 4.661 vagas em cursos na UnAC, com 849 vagas sendo da Ufes

Governo do ES anuncia 4.661 vagas em cursos na UnAC. 849 vagas serão da Ufes | Imagem: Divulgação

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), apresentou novos cursos que serão disponibilizados este ano pela Universidade Aberta Capixaba (UnAC). A Ufes, parceira da iniciativa, foi representada na reunião pela superintendente de Educação a Distância, Maria Auxiliadora Corassa.

Em 2024, serão ofertadas pela UnAC 4.661 vagas, abrangendo cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e de extensão, sendo 849 vagas ofertadas pela Ufes. Somando os cursos vigentes desde 2022, serão 8.064 vagas no total, em um investimento de R$ 42 milhões.

Na ocasião, também foi anunciada a parceria com as instituições Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) e Escola Superior da Magistratura do Espírito Santo (Esmages), que se somarão ao Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e à Ufes, atuais parceiros.

O governador Renato Casagrande comentou sobre a importância das novas oportunidades de formação e a chegada de novos parceiros. “Estamos comprometidos em fortalecer a educação profissional, promovendo a inovação e o avanço tecnológico no Espírito Santo. A parceria estabelecida com instituições reforça o empenho em proporcionar oportunidades educacionais de qualidade, contribuindo assim para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos cidadãos”, disse.

Maria Auxiliadora Corassa também ressaltou a relevância da participação da Ufes nesta iniciativa: “A presença da Ufes no Sistema UniversidadES, e atuando no Programa Universidade Aberta Capixaba (UnAC), amplia o acesso à educação superior pública, gratuita e de qualidade, contribuindo deste modo para viabilizar mudanças sociais que só são possíveis por meio da educação”.

Em 2024, a Ufes vai oferecer por meio da UnAC cursos presenciais e semipresenciais, além de ações extensionistas, ofertadas pela primeira vez desde o início do programa. Na modalidade EaD (semipresencial) serão oferecidas 200 vagas em cada um dos cursos seguintes de especialização: Transformação Digital em Gestão Documental; Inteligência Artificial e Ciência de Dados; Gestão em Saúde; e Recursos Hídricos.

Estes cursos serão divididos em cinco polos (40 vagas cada curso). Os cursos de mestrado profissional em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável (24 vagas) e mestrado acadêmico em Ciências Contábeis (25 vagas) serão presenciais, com aulas ministradas no campus de Goiabeiras. As ações extensionistas previstas são Ambientes Sociais de Inovação e Escritórios de Dados Municipais: difusão da cultura de dados para Cidades Inteligentes. Todos os cursos da Ufes serão ministrados por professores da Instituição.

Sobre o programa

Inserido no âmbito do Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES, o programa estadual denominado Universidade Aberta Capixaba – UnAC foi estabelecido em 2021, vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti). Sua missão consiste em coordenar políticas públicas de Ensino Superior no âmbito da graduação, especialização, aperfeiçoamento, mestrado, doutorado e extensão.

A iniciativa visa ampliar e interiorizar a disponibilidade de cursos e programas de educação superior no estado do Espírito Santo, adotando uma abordagem híbrida (on-line e presencial) nos polos já estabelecidos pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) para a realização dos cursos.

Em 2022, foram disponibilizadas 1.240 vagas, sendo 320 voltadas para graduação e 920 destinadas a cursos de pós-graduação lato e stricto sensu em colaboração com o Ifes e com a Ufes. Já em 2023, a oferta de vagas expandiu-se para 2.163, abrangendo 120 para graduação, 1.960 para oito pós-graduações, 66 para três mestrados e 17 para um doutorado.

Desde o início das atividades da UnAC, a Ufes ofereceu a Especialização em Direitos Humanos (iniciada em 2022 e finalizada em 2023), e as especializações Prevenção às Violências, Promoção da Saúde e Cuidado Integral, Controle Gerencial e Finanças para Pequenas e Médias Empresas e Cidades Inteligentes, iniciadas em 2023 e ainda em curso.

O edital de lançamento dos novos cursos será publicado em breve, em data a ser divulgada.

Texto: Thereza Marinho, com informações do Governo do Estado