fbpx
Início > Governo do ES publica chamamento público para escolha de novo gerenciador do CRJ Novo Horizonte

Governo do ES publica chamamento público para escolha de novo gerenciador do CRJ Novo Horizonte


Os participantes da proposta devem ser Organizações da Sociedade Civil (OSC), que segundo a Receita Federal “são entidades sem fins lucrativos que objetivam cooperar com o Estado no atendimento ao interesse público


Governo do ES ´publica chamamento público para escolha de novo gerenciador do CRJ Novo Horizonte | Foto: Divulgação/SEDH

Já está publicado no Diário Oficial do Estado o Edital de Chamamento Público nº 002/2025 para Seleção de Organização da Sociedade Civil (OSC), com o objetivo de firmar parceria para executar e gerir o Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Novo Horizonte, no bairro do mesmo nome no município de Serra (ES). As propostas serão recebidas até o dia 24 de abril. Acesse o edital clicando neste link.

O processo de chamamento é gerenciado pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Unidade de Gestão de Projeto (UGP) do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã do Governo do Estado. O processo de seleção é regido pela Lei Federal 13.019/2014. Será selecionada uma única proposta, observada a ordem de classificação.

A proposta deve ser cadastrada sob o Assunto: “PROPOSTA DE CHAMAMENTO PÚBLICO” (em letras maiúsculas); e, em Resumo da solicitação identificar como Proposta Chamamento Público – Edital 002/2025 – CEL/UGP. As propostas serão analisadas por uma comissão de seleção. O resultado preliminar deverá ser divulgado no dia 27 de maio.

O que é uma OSC?

Segundo definição da Receita Federal, as Organizações da Sociedade Civil (OSC) “são entidades sem fins lucrativos que objetivam cooperar com o Estado no atendimento ao interesse público, visando produzir transformações mediante a promoção de direitos sociais, conscientização socioambiental e combate à exclusão social, sobretudo no atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade (os mais frágeis da sociedade).”

“Tais organizações têm suas fontes de recursos, em geral, nas subvenções estatais e doações de pessoas físicas e jurídicas. Para tal, precisam gerar confiabilidade e agir com transparência, prestando conta das verbas captadas. A obtenção de recursos, sobretudo públicos, está condicionada ao cumprimento de exigências cadastrais, técnicas, jurídicas e contábeis”, completa a Receita Federal.

Dúvidas

Os pedidos de esclarecimentos decorrentes de dúvidas na interpretação do Edital e de seus anexos, deverão ser encaminhadas em até 10 (dez) dias úteis anteriores à data limite de envio de proposta, por meio do e-mail licitacoes.ugp@sedh.es.gov.br, com assunto Edital 002/2025 – CEL/UGP – “Executar e gerir o Centro de Referência das Juventudes no Município de Serra/ES”.

CRJ Novo Horizonte

O Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Novo Horizonte é o maior CRJ do município da Serra. Inaugurado em junho de 2022, ele funciona em um amplo espaço com diversas salas multiuso, laboratório criativo, sala de computadores, de dança e conta com uma pista de skate.

As juventudes de toda a região de Novo Horizonte participam de cursos, oficinas de geração de renda, passeios, utilizam sala de computadores para estudo e lazer, participam de oficinas e contam com o Laboratório de Potencialidades Capixabas (LabPoca), onde são desenvolvidas atividades de estética, moda e estamparia, muralismo, arte e grafite.

Centro de Referência das Juventudes

Os CRJs promovem a autonomia e o protagonismo juvenil, atendendo às demandas locais, com o apoio de uma equipe multidisciplinar de profissionais. Com 14 unidades distribuídas em dez municípios, os CRJs integram o eixo social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência.