fbpx
Início > Governo do ES quer colocar animais abandonados em presídios, sem considerar as rebeliões

Governo do ES quer colocar animais abandonados em presídios, sem considerar as rebeliões


A preocupação de maus-tratos de animais pelos presos é da defensora dos pets, a economista Sandra Martha Nogueira Frasson, que está preocupada com o anúncio do Governo do Estado de que irá colocar 300 cães e gatos abandonados no Complexo Prisional de Viana


Governo do ES quer colocar animais abandonados em presídios, sem considerar as rebeliões. No detalhe, Sandra Frasson | Imagem: Divulgação/Governo do ES e Instagram

Em uma proposta polêmica que foi anunciada nesta última semana pelo Governo do Estado, onde foi firmado um convênio entre a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), cujo secretário é o político de carreira que preside regionalmente o partido União Brasil, Felipe Rigoni, e a Prefeitura de Viana (ES), serão entrega aos cuidados dos presos do Completo Prisional de Viana 300 animais. “Essa não é a solução. Isso é extermínio, principalmente se houver rebelião. Não deixe por favor. Isso é um absurdo”, disse a economista e defensora dos animais Sandra Martha Nogueira Frasson, através de suas redes sociais.

O que está previsto no convênio, que já foi assinado, é que será colocado sob a responsabilidade dos presos 200 cães e 100 gatos sem dono, em uma estrutura com 28 baias para cães e 11 para gatos. E o contribuinte do Espírito Santo vai ter a despesa de R$ 950 mil, segundo cláusula do convênio, para arcar com a despesa da obra dos canis, cuja obra será licitada ainda este ano e com previsão de ser iniciada até junho próximo, com conclusão prevista para 2026.

Rebelião

“Prefeituras não têm projeto de dados, de quantitativo de animais e não sabe quais são os programas e assertivos”, observa. E diz que a iniciativa do Governo do Estado e da Prefeitura de Viana não avaliaram as “consequências com presídios abarrotados”. E completa: “Então, essa não é a solução. Isso é esse extermínio, principalmente se houver rebelião.”

Os animais que vão ser remanejados para o Completo Prisional de Viana já estão abrigados no Rancho Bela Vista, que fica localizado na Rod. BR-101 Norte, em Belvedere, na Serra (ES). Ela ainda cobra definições de como será a fiscalização desses animais, sob os “cuidados” de presidiários.

“Falta programa público de acesso da população”

Sandra Frasson, economista, pesquisadora da Causa Animal no Brasil e criou o Conselho de Bem-estar Animal da Prefeitura de Vila Velha (ES) em 2017. “Foi possível entender como se dá o abandono da causa animal no Estado do Espírito Santo. Hoje não existe um programa público de acesso da população, um programa público para a saúde animal e uma indústria pet bilionária que promove esse escalonamento”, diz ela.

Frasson diz ser inadmissível colocar animais em presídios abarrotados, como são os do Espírito Santo. “Para onde vão esses animais? É por isso que é importante entender como é que vai se dar esse critério, quem é que vai ter acesso para saber se esses animais estão bem. Isso é um absurdo”, finzaliza.