fbpx
Início > Grupo de Estudos em Microscopia – Um programa de extensão cadastrado no Ifes/VV

Grupo de Estudos em Microscopia – Um programa de extensão cadastrado no Ifes/VV

Autor: gem@ifes.edu.br

O Programa Grupo de Estudos em Microscopia (GEM) foi criado em Abril de 2011, como um projeto de extensão, desenvolvido no Ifes/ Vitória e Vila Velha, em 2014 passou a Programa GEM cadastrado no Ifes/ Vila Velha. Trata-se de um programa de extensão de caráter científico, cultural e educativo, tendo como objetivo principal não só difundir o conhecimento e incentivar os estudos sobre a microscopia junto à comunidade do Ifes, bem como usar a microscopia como ferramenta de popularização das ciências.

Faz parte do cotidiano das ações do GEM tratar de temas relacionados à microscopia, abrindo espaços não só as discussões a respeito das aplicações e avanços técnicos do uso da microscopia, despertar para a importância desta tecnologia nas diversas áreas de conhecimento, assim como usar a microscopia como ferramenta de divulgação científica.

O programa desperta nas crianças o interesse por temas do cotidiano | Foto: Divulgação do trabalho do Ifes

Isso tudo é possível uma vez que, o Programa Grupo de Estudos em Microscopia (GEM), no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), uma instituição focada eminentemente no ensino técnico e tecnológico, desperta nas crianças o interesse por temas do cotidiano, fazendo desses temas uma conversa com as disciplinas que são ministradas em sala de aula. Os assuntos propostos têm a microscopia como eixo vertical na inclusão e divulgação científica e destacam as inúmeras aplicações que tal recurso tecnológico pode ser vislumbrado.

Os temas abordados incluem atividades voltadas para o público adulto, alunos do ensino médio e crianças do ensino fundamental I e II, despertando a curiosidade e o interesse pelas ciências.

Distribuição de livros às escolas públicas de ensino fundamental Foto: Trabalho do Ifes

O GEM mostra que o papel dos Grupos de Estudos em instituições de ensino possui características específicas; lida com profissionais das diversas áreas de formação e, consequentemente, com os mais variados perfis que permitem identificar a microscopia como ferramenta de divulgação e democratização dos conhecimentos científicos.

Como essas ações são realizadas? Como atingir os seus objetivos?

Por meio de encontros, oficinas e participações em eventos. Atividades essas conduzidas por especialistas dos diversos ramos da microscopia, realizadas tanto nas dependências do Ifes, bem como fora da instituição, oportunizando a participação de um público diverso.

Essas ações contam principalmente com a valiosa colaboração dos alunos do ensino médio e da graduação do Ifes/VV, que atuam como monitores garantindo o bom desempenho de cada atividade proposta.

Como popularizar essas ações? Quais são os produtos de divulgação científica?

O GEM conta com um canal no youtube, onde são apresentados vídeos de divulgação científica, com um Instagram ‘Gem-Ifes’ uma rede social onde são publicados as fotos das ações do grupo e com o site ‘gem-micro.com.br’, também conta com a publicação de materiais didáticos, como a ‘coleção de atividades didático pedagógicas em microscopia’, série lançada que contempla as principais atividades interdisciplinares promovidas pelo GEM, como impressos, e-book e livros interativos, este último usando a tecnologia da realidade aumentada para divulgar as paisagens do Espírito Santo e de Roraima, fazendo uma relação com a música do maestro Jaceguay Lins. Todo esse material, se encontra disponível para download no site do GEM, nas versões de PDF em Fala PRO (Também conhecido como PDF to speech), para atender aos deficientes visuais. E na versão em LIBRAS (Linguagem Brasileira dos Sinais).

Por quê realizar essas ações?

Embora o GEM trate de assuntos relacionados à Microscopia, um tema mais voltado a Biologia, Química e Física e ciências afins como a Metalurgia, Bioquímica e Biotecnologia, o Grupo está aberto ao público em geral, por acreditar que enquanto forma de ensino-aprendizagem, o GEM proporciona a aprendizagem de conteúdos da escolarização formal, com um objetivo definido, isso favorecido pela interdisciplinaridade das ciências abordadas.

Desta forma consideramos que o GEM oportunize um espaço, que não só, venha suprir algumas das carências do ensino formal, mas principalmente realizar um link de forma concreta entre as ciências (Física, Química e Biologia), fatores que estimulam o aprendizado.

A organização do GEM em temas, mesmo que todos relacionados à Microscopia despertaram a atenção e a participação dos interessados das mais diversas áreas de atuação, trazendo de sua vivência informações adicionais ao tema apresentado.

Os colaboradores? Quem faz parte do grupo?

Professores, técnicos e alunos do Ifes e de outras instituições como Ufes, FAMES, UFRR e UERR, garantem a diversidade dos temas abordados.