fbpx
Início > Hemoes alerta para situação crítica dos estoques de sangue antes das festas de final de ano

Hemoes alerta para situação crítica dos estoques de sangue antes das festas de final de ano


O Centro Estadual Hemoterapia e Hematologia está alertando a população para o baixo estoque de sangue durante esse período de festas de final de ano e de férias escolares


Hemoes alerta para situação crítica dos estoques de sangue antes das festas de final de ano | Foto: Divulgação/Sesa-ES

A menos de duas semanas para o início dos feriados do final de ano, como o Natal e o Ano Novo, além do começo das férias escolares, a direção do Centro Estadual Hemoterapia e Hematologia Marcos Daniel Santos (Hemoes), localizado em Vitória, faz o alerta para a situação crítica dos estoques de sangue na unidade e também nos hemocentros regionais gerenciados por ele em Colatina, São Mateus e Linhares, além da unidade da Serra. O alerta é especialmente devido à baixa no estoque do sangue O negativo.

De acordo a diretora-geral do Hemoes, Marcela Murad, embora os demais grupos também estejam abaixo do ideal, a situação do O negativo é mais preocupante, principalmente pela época do ano.

“Já começamos a observar o aumento no número de acidentes nas estradas e ainda temos o Natal e o Ano Novo chegando. Em situações de emergência, como atendimento a vítimas de violência ou acidente automobilísticos, o sangue O negativo é utilizado até que seja descoberto o tipo sanguíneo do paciente, por esse motivo precisamos que o Hemoes e os hemocentros regionais trabalhem com o estoque em nível ideal para atender todas intercorrências”, reforçou a diretora-geral, Marcela Murad.

O sangue doado no Hemoes e nos hemocentros regionais são encaminhados às unidades hospitalares que atendem ao Sistema Único de Saúde (SUS), além de atender aos pacientes do Ambulatório de Hematologia e do Ambulatório Transfusional, que necessitam realizar tratamento periodicamente na unidade de Vitória.

Até esta segunda-feira (16), o estoque atual no Hemoes do sangue O negativo era de apenas 12 bolsas, sendo o ideal de 24 bolsas para atender 4 dias. Na última sexta-feira (13), o estoque da unidade estava em 04 bolsas. Nas demais unidades regionais o estoque também é baixo.

Doação de sangue

A diretora-geral do Hemoes lembra ainda que mesmo sendo um dos períodos em que as unidades mais precisam manter o estoque ideal, devido à demanda por sangue, em especial dos serviços hospitalares, é o período também que a população “esquece de doar”.

“Por isso, reforçamos para que aqueles que já são doadores, e estejam no período para nova coleta, retornem ao Hemoes e aos hemocentros regionais, e para aqueles que nunca doaram, que possam iniciar esse gesto tão importante e que salva vidas. Não se esqueçam de doar, e sejamos prudentes na estrada”, pediu Marcela Murad.