O Centro Estadual Hemoterapia e Hematologia está alertando a população para o baixo estoque de sangue durante esse período de festas de final de ano e de férias escolares
A menos de duas semanas para o início dos feriados do final de ano, como o Natal e o Ano Novo, além do começo das férias escolares, a direção do Centro Estadual Hemoterapia e Hematologia Marcos Daniel Santos (Hemoes), localizado em Vitória, faz o alerta para a situação crítica dos estoques de sangue na unidade e também nos hemocentros regionais gerenciados por ele em Colatina, São Mateus e Linhares, além da unidade da Serra. O alerta é especialmente devido à baixa no estoque do sangue O negativo.
De acordo a diretora-geral do Hemoes, Marcela Murad, embora os demais grupos também estejam abaixo do ideal, a situação do O negativo é mais preocupante, principalmente pela época do ano.
“Já começamos a observar o aumento no número de acidentes nas estradas e ainda temos o Natal e o Ano Novo chegando. Em situações de emergência, como atendimento a vítimas de violência ou acidente automobilísticos, o sangue O negativo é utilizado até que seja descoberto o tipo sanguíneo do paciente, por esse motivo precisamos que o Hemoes e os hemocentros regionais trabalhem com o estoque em nível ideal para atender todas intercorrências”, reforçou a diretora-geral, Marcela Murad.
O sangue doado no Hemoes e nos hemocentros regionais são encaminhados às unidades hospitalares que atendem ao Sistema Único de Saúde (SUS), além de atender aos pacientes do Ambulatório de Hematologia e do Ambulatório Transfusional, que necessitam realizar tratamento periodicamente na unidade de Vitória.
Até esta segunda-feira (16), o estoque atual no Hemoes do sangue O negativo era de apenas 12 bolsas, sendo o ideal de 24 bolsas para atender 4 dias. Na última sexta-feira (13), o estoque da unidade estava em 04 bolsas. Nas demais unidades regionais o estoque também é baixo.
Doação de sangue
A diretora-geral do Hemoes lembra ainda que mesmo sendo um dos períodos em que as unidades mais precisam manter o estoque ideal, devido à demanda por sangue, em especial dos serviços hospitalares, é o período também que a população “esquece de doar”.
“Por isso, reforçamos para que aqueles que já são doadores, e estejam no período para nova coleta, retornem ao Hemoes e aos hemocentros regionais, e para aqueles que nunca doaram, que possam iniciar esse gesto tão importante e que salva vidas. Não se esqueçam de doar, e sejamos prudentes na estrada”, pediu Marcela Murad.