fbpx
Início > Homem é socorrido de valão que a Prefeitura de Cariacica mantém aberto em Jardim América

Homem é socorrido de valão que a Prefeitura de Cariacica mantém aberto em Jardim América

Com as fortes chuvas desta última terça-feira (15), as águas cobriram as aberturas no valão da Avenida América, que a Prefeitura mantém aberto há décadas

A Prefeitura de Cariacica mantém dezenas de aberturas sobre o valão, trazendo riscos quando chove muito | Fotos: Redes sociais

O abandono da Avenida América, em Jardim América, pela Prefeitura de Cariacica (PMC) ju8ntamente com o fato de que esse município teve um volume de 82,26 milímetros (mm) de chuvas nesta última terça-feira (15), o maior do Espírito Santo de acordo com a Defesa Civil Estadual, por pouco não contribuiu para matar um morador afogado. Um homem atravessava a principal avenida do bairro, quando foi surpreendido por uma das dezenas de aberturas que existem, no valão. Por sorte, foi socorrido pelo comerciante da região, Roger Bicalho.

A Prefeitura alega que há sinalização, o que não existe na prática, e lembrou que o governador do PSB, Renato Casagrande, já em campanha eleitoral pelo quarto mandato, reuniu a comunidade no final do ano passado para anunciar uma obra de recuperação. Na solenidade política, Casagrande inaugurou uma placa, mas a obra não começou e nem há indicativo que comece. O governador terá de deixar o cargo nos próximos dias para concorrer à eleição e apenas deixou a placa no local.

Valão que a Prefeitura insiste em deixar aberto já teve acidentes de carros que caíram dentro em outras enchentes | Vídeo: Redes sociais

“Praia artificial do prefeito”

Nas redes sociais de moradores daquele município houve muitas críticas a falta de projetos da atual administração municipal para conter as enchentes, que afetou todo o município. Em Campo Grande, o principal bairro comercial de Cariacica, a ausência de canais para escoamento de água levou a Avenida Expedido Garcia, na altura de onde ocorre aos domingos a Feira Livre, a ficar com mais de meio metro de água. Nos demais bairros o caos também predominou. “Essa é a praia artificial do prefeito”, foi a frase mais ouvida em uma referência à praia artificial que o prefeito fará nas águas poluídas com coliformes fecais da Baía de Vitória.

Outras críticas foram em relação ao interesse da PMC em municipalizar a BR 262, gerando despesas na manutenção e cujo dinheiro os munícipes alegam que poderia ser investido na melhoria do escoamento de águas pluviais de Cariacica. A cidade é uma das que mais sofrem com as enchentes periódicas.

Acumulado de chuva nesta última terça-feira | Tabela: Defesa Civil do Espírito Santo

Apesar de estar localizado na mesma Região Metropolitana de Vitória, a Defesa Civil Estadual divulgou dados oficiais do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), onde o maior acumulado de chuvas ocorreu em Cariacica, com 82,26 mm, seguido de Marechal Floriano (61,60 mm), Afonso Cláudio (59,59 mm), Itaguaçu (43,12 mm), São José do Calçado (41,80 mm), Mimoso do Sul (41,20 mm), Vitória (39,92 mm), Viana (27,60 mm), Santa Leopoldina (26,39 mm), Montanha (25,60 mm), Alegre (23,80 mm), Guaçuí (23,08 mm), Vila Velha (20,14 mm), Irupi (17,60) e Ecoporanga (15,33). Os demais municípios tiveram menos de 15 mm em 24 horas.