O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, localizado na Serra, na Região Metropolitana de Vitória (ES) vai iniciar no próximo dia 17 de fevereiro o projeto acolhedor e diferenciado – o “Cão Terapia”. A ação terá o objetivo de levar conforto, alegria e bem-estar aos pacientes por meio da interação com cães treinados.
O projeto vai contemplar a participação de seis animais especialmente treinados para a visitação hospitalar e que seguem todas as normas de segurança de saúde. Os novos membros da equipe não apenas oferecerão momentos de descontração e alegria, mas também contribuirão para a melhoria do estado emocional e mental dos pacientes, como explica o idealizador do projeto no Hospital, o psicólogo Diego Sodré.
Terapia assistida por animais
“A terapia assistida por animais tem sido reconhecida por seus benefícios significativos na promoção da saúde mental e emocional. A presença dos cães não apenas alivia o estresse e a ansiedade, mas também proporciona uma sensação de companhia e carinho, elementos cruciais durante o processo de recuperação”, disse Sodré.
A gerente do setor de Acolhimento ao Cliente, Fabiana Colares, explicou que a primeira visitação dos cães aos pacientes internados acontecerá no dia 17 deste mês, um sábado, a partir das 9 horas, no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves. Pacientes, familiares, e toda a equipe de saúde estão convidados a participar desse momento especial. “Nós já recebemos a visita de três dos seis animais que integram o projeto, foi uma espécie de teste. O sucesso foi tanto que decidimos ampliar para a capacidade máxima e ofertar a um número maior de pacientes internados. A expectativa é garantir que nossos pacientes tenham um momento diferenciado, um sábado repleto de carinho com os bichinhos”, completou Colares.
Interação
A equipe responsável pelo projeto ressalta a importância de iniciativas como essa no ambiente hospitalar, destacando os efeitos positivos que a interação com os animais pode ter na jornada de recuperação dos pacientes. O Cão Terapia não apenas visa trazer alívio físico e emocional, mas também criar um ambiente mais acolhedor no hospital.
“Eu fiquei muito mais feliz hoje vendo esses animais. Minha família é de Minas Gerais e eu não recebo visita, até que hoje, um cachorro veio me ver. Um ar novo, um momento diferente do que estamos acostumados. Gostaria de receber essa visita todos os dias”, brincou a paciente internada no Hospital Dr. Jayme, Edilene Aparecida Fernandes.