fbpx
Início > Hucam tem avaliação geral acima da média em pesquisa com residentes

Hucam tem avaliação geral acima da média em pesquisa com residentes

Hucam tem avaliação geral acima da média em pesquisa com residentes | Foto: Unidade de Comunicação do Hucam/Ufes

O Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam/Ufes) recebeu nota 7,50 na avaliação geral dos residentes médicos e multiprofissionais na Pesquisa de Satisfação do Residente. O resultado foi divulgado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), que administra 41 hospitais universitários federais, incluindo o Hucam.

O resultado obtido pelo hospital está acima da média dos demais 40 hospitais pesquisados e a adesão dos residentes à pesquisa foi uma das mais altas do país, de 95,6%, o que representou 194 respostas.

Na foto, sala cirúrgica do Hucam, um dos vários campos de prática para os programas de residência médica e multiprofissional que funcionam no hospital universitário.

Este foi o quinto ciclo da pesquisa, que vem sendo realizada desde 2019 para avaliar acertos e oportunidades de melhoria presentes nos programas de residência dos hospitais universitários. São analisados diversos quesitos, divididos em infraestrutura, serviço ofertado e formação profissional. Veja o resultado completo da pesquisa neste link.

A gerente de Ensino e Pesquisa (GEP) do Hucam, Glaucia Abreu, destacou o importante envolvimento dos preceptores, supervisores e docentes na motivação aos residentes para participar da pesquisa: “Ter quase a totalidade de participação dos residentes na pesquisa nos garante maior fidedignidade na avaliação dos resultados e na implementação das ações no Hucam, instituição que avança no cenário local e nacional como referência na formação dos profissionais de saúde”.

Outra marca de destaque foi a de que 82,5% dos residentes do Hucam declararam estar satisfeitos com o campo de prática ofertado pela instituição.

“A Pesquisa de Satisfação dos Residentes no Hucam teve um empenho importante da gestão. A parceria da Gerência de Ensino e Pesquisa com a Ouvidoria foi fundamental para a condução e acompanhamento durante o processo de aplicação. Os gestores, em conjunto com a Ouvidoria e a GEP, definiram estratégias e buscaram apoio de áreas importantes do Hospital, inclusive da Comissão de Residência Médica, para que a adesão dos alunos fosse conquistada. Uma experiência marcante de parceria”, declarou a ouvidora do Hucam, Gislene do Nascimento Brunholi.

Resultado geral

Nos 41 hospitais avaliados foram registradas, neste ano, 4.099 respostas, o que representa uma adesão de 52,1% de participantes, número 21,4% maior que os 42,9% do ano passado. Dentre os participantes, 70,1% estão satisfeitos com os Hospitais Universitários Federais (HUFs) como campo de prática, e 52,9% atribuíram notas entre 8 e 10 aos HUFs, porcentagem 28,3% maior que os 41,2 atribuídos em 2022. A avaliação geral da pesquisa foi de 6,91.

“A participação dos residentes nesse espaço é essencial para pensar ações que beneficiem esse público, tendo em vista que a Pesquisa de Satisfação do Residente é um importante instrumento que subsidia os gestores em relação às ações de melhoria contínua dos programas de Residência. Esperamos que os resultados da pesquisa repercutam em projetos para fortalecer ainda mais o nosso propósito: saúde, ensino, pesquisa e inovação a serviço da vida e do SUS”, afirmou o ouvidor-geral da Ebserh, Diego Henrique Rezende.

Desdobramentos

Além do caráter analítico, as pesquisas de satisfação orientam ações desde a sua primeira edição. Como desdobramentos da pesquisa de 2019, foram destinados recursos aos hospitais com foco específico nas residências. Já a partir do ciclo de 2020, foi criado o Programa de Desenvolvimento das Residências em Saúde (Pro-Res), gerido pela Diretoria de Ensino, Pesquisa e Inovação (Depi), que orienta os hospitais a criarem Planos de Melhorias com foco na qualificação da formação de residentes, serviços ofertados e infraestrutura do cenário de prática.

“Entre 2022 e 2023, os gerentes de Ensino e Pesquisa das unidades vinculadas puderam utilizar os resultados como base para o Programa de Desenvolvimento das Residências em Saúde (Pro-Res), por meio do qual os hospitais da Rede elaboram seus Planos de Melhorias, com foco na qualificação da formação de residentes, serviços ofertados e infraestrutura do campo de prática”, explicou Rezende. Os resultados dos anos anteriores da Pesquisa de Satisfação do Residente podem ser vistos aqui.

Texto: Unidade de Comunicação do Hucam/Ufes