Golpistas estão entrando em contato com empresas alegando falsamente o interesse em realizar contratações de bens e serviços e solicitam pagamentos antecipados a título de garantia, o que não é adotada pelo Ifes

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) está fazendo um alerta toda a comunidade e empresas sobre tentativas de golpe que têm utilizado indevidamente o nome da instituição para fins fraudulentos. Golpistas têm entrado em contato com empresas, preferencialmente localizadas em cidades onde o Ifes possui unidades, alegando falsamente o interesse em realizar contratações de bens e serviços. Durante o contato, solicitam pagamentos antecipados a título de garantia, prática que não é adotada pelo Ifes em hipótese alguma.
A Pró-Reitoria de Administração e Orçamento (Proad), conjuntamente com o Fórum de Gestores de Administração do Ifes reforçam que:
- – Todas as contratações de bens e serviços operacionalizados pelos campi do Ifes seguem rigorosamente os procedimentos estabelecidos pela legislação vigente, com ampla publicidade e transparência por meio do Portal de Compras do Governo Federal (Comprasnet.gov.br) e outros canais oficiais.
- – Em nenhuma circunstância o Ifes solicita pagamentos antecipados a fornecedores.
- – O registro no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF) é gratuito.
Caso alguma empresa ou cidadão receba contato suspeito em nome do Ifes, deve observar as seguintes recomendações:
- – Não realize nenhum pagamento antecipado.
- – Confirme a veracidade do contato diretamente com a unidade do Ifes mais próxima ou pelos canais oficiais da instituição, disponíveis no site: https://www.ifes.edu.br.
- – Registre um boletim de ocorrência em caso de tentativa de golpe e informe a instituição, para que medidas adicionais sejam adotadas.
O Ifes repudia veementemente o uso indevido de seu nome para práticas ilícitas e está à disposição para colaborar com as autoridades competentes no combate a esse tipo de crime. A instituição conta com a colaboração de todas as pessoas para disseminar essa informação e prevenir que outras pessoas sejam prejudicadas.