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Ifes atende encomenda da Vale, que resultou em registro de patente na área ferroviária


A Invenção foi desenvolvida pelos pesquisadores do Campus Serra (ES) a partir de uma encomenda feita pela mineradora


Ifes atende à encomenda da Vale, que resultou em registro de patente na área ferroviária | Foto: Divulgação/Ifes

A parceria entre a Vale S.A. e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) resultou na concessão de uma patente para um método que reduz o tempo de manutenção de dormentes em pontes ferroviárias sem lastro. A tecnologia, registrada sob o título Método para Estimar o Perfil de Dormentes de uma Ponte Sem Lastro, foi concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) no dia 4 de fevereiro.

A invenção foi desenvolvida pelos pesquisadores do Mestrado em Engenharia de Controle e Automação do Campus Serra: Jorge Ruan Zeferino Conti, Mariana Rampinelli Fernandes, Fabrício Bortolini de Sá, Flávio Garcia Pereira e André Stanzani Franca. O projeto surgiu a partir de uma demanda da Vale, que identificou a necessidade de um método mais eficiente e seguro para a substituição de dormentes danificados.

Vantagens

Entre as principais vantagens da nova tecnologia estão a redução do tempo necessário para a substituição dos dormentes, a minimização da paralisação da linha ferroviária e a eliminação de rejeitos de madeira no local. Além disso, o método melhora a segurança dos operadores ao reduzir a exposição a riscos como quedas, esmagamentos e contato com equipamentos perfurocortantes.

“Essa invenção trouxe benefícios como a economia de tempo e dinheiro para a empresa. Um processo que antes poderia deixar a linha férrea parada por dias pode ser reduzido para poucas horas”, enfatizou o professor Flávio Garcia Pereira.

Tecnologia usa sensores a laser

A tecnologia patenteada utiliza sensores a laser e uma estrutura móvel que percorre a ponte sobre os trilhos, capturando informações tridimensionais precisas da via férrea. O método também emprega sensores encoders e motores para coletar dados e gerar uma reconstrução digital detalhada das estruturas da ponte.

“O método tradicional envolvia a retirada do dormente antigo e um recorte manual do novo dormente no local, o que tornava o processo pouco eficiente. Nossa solução propôs o uso de um carro equipado com sensores a laser para capturar o perfil exato dos dormentes, permitindo que as peças novas fossem pré-cortadas antes da substituição. Isso reduziu o tempo de interrupção da linha férrea”, destacou Flávio.

O professor também ressaltou a importância das parcerias entre instituições de ensino e empresas para impulsionar o desenvolvimento tecnológico. Além disso, destacou que a pesquisa acadêmica não deve se limitar apenas ao ambiente teórico, mas gerar soluções concretas para o setor produtivo. “Projetos assim mostram que a pesquisa acadêmica pode gerar soluções práticas e eficientes para a indústria”, pontuou.

Veja os dados da patente:

BR 102019024586-7

Depósito: 22/11/2019

Concessão: 04/02/2025

Títular: Vale S.A.; Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Título: Método para estimar o perfil de dormentes de uma ponte sem lastro

Inventores: Jorge Ruan Zeferino Conti, Mariana Rampinelli Fernandes, Fabrício Bortolini de Sá, Flávio Garcia Pereira e André Stanzani Franca.

Parceria com a Vale S.A.:

01 carta patente

02 pedidos de patente

05 softwares registrados

01 software em processo de registro

Veja os dados de propriedade intelectual do Ifes:

24 cartas patente

108 softwares registrados

12 marcas registradas

6 desenhos industriais registrados

3 transferências de tecnologia

126 pedidos de patente (acumulado)

+ 400 atendimentos pela Agifes (acumulado)