Avaliação é feita pela Controladoria-Geral da União (CGU)

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) ficou no rol das instituições do Poder Executivo Federal que ocupam o primeiro lugar, no quesito “Transparência Ativa”, no ranking de transparência ativa 2024 da Controladoria-Geral da União (CGU), disponível no Painel “Lei de Acesso à Informação“. Segundo a instituição, isso significa que foram cumpridas todas as obrigações da Lei de Acesso à Informação, que prevê a divulgação espontânea de informações de interesse público.
O resultado da avaliação da CGU apontou que o Ifes cumpriu todos os requisitos que integram a lista da Transparência Ativa. As informações classificadas como transparência ativa são aquelas disponibilizadas pelos órgãos e entidades independentemente de solicitação, como dados orçamentários e institucionais de interesse público.
O ranking avalia 49 itens de transparência ativa, elencados pela CGU a serem atendidos pelos 319 órgãos públicos, autarquias, fundações públicas, empresas públicas, sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, estados, Distrito Federal e municípios. As organizações que cumprem todos os itens, na avaliação da CGU, figuram em primeiro lugar no ranking.