O site oficial da Arquidiocese de Vitória (ES) deu um puxão de orelhas no prefeito de Vila Velha, Arnaldo Borgo Filho, o Arnaldinho (Podemos) após ele demonstrar ignorância e total desconhecimento em História do Brasil e dizer que não sabe quem foi a médica pediatra e sanitarista Zilda Arns. A médica, irmã do arcebispo emérito de São Paulo, dom Paulo Evaristo Arns, nasceu em Forquilhinha, Santa Catarina, no dia 25 de agosto de 1934 e faleceu em 12 de janeiro de 2010, aos 75 anos e foi quem criou a Pastoral da Criança.
Nesse domingo, dia 18/ de abril, chegou às mãos do padre Abel de Andrade, pároco de Nossa Senhora Aparecida em Cobilândia, Vila Velha, através de alguns paroquianos um vídeo em que o Prefeito da cidade, Arnaldinho Borgo, promete entregar uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) que há mais de 12 anos ninguém conseguiu entregar. Mas, o que chamou a atenção de todos foi o prefeito dizer que iria inclusive mudar o nome da UPA, já com placa de “Unidade de pronto Atendimento Zilda Arns” para um outro nome conhecido.
Sem conhecimento e sem assessoria
Demonstrando que não possui uma assessoria com conhecimentos em História, o prefeito de Vila Velha disse que “colocaram uma placa com um nome que ninguém sabe de quem é. E já vou adiantar, vamos trocar o nome da UPA de Riviera da Barra e colocar de alguém da região”, disse Arnaldinho. Líderes da Pastoral da Criança da região logo fizeram um vídeo e publicaram nas redes sociais defendendo o nome e mostrando quem é Zilda Arns.
Padre Abel enviou uma mensagem para a assessoria do prefeito e não obteve resposta: “Desculpe o incomodo, mas recebi um vídeo em que o prefeito fala que ninguém sabe quem é Zilda Arns, cujo nome está numa UPA em Reviera da Barra. Lembro que Zilda Arns foi a Fundadora da Pastoral da Criança. Assim como em todo o Brasil, também em Vila Velha, há mais de 25 anos ajudou a tirar crianças da desnutrição Infantil com o acompanhamento das agentes de Pastoral da Criança. Com certeza nesta região da Upa não foi diferente”, iniciou o padre.
Deselegante
“Como coordenador de Pastoral da área de Vila Velha, acredito que foi deselegante afirmar que Zilda Arns é uma pessoa que ninguém conhece”. Também nós, do Vicariato de Comunicação da Arquidiocese tentamos contato com o prefeito e assessor, mas não fomos atendidos. Ninguém conhece Zilda Arns? Como assim, prefeito?
O pároco continuo a sua explicação: “Dona Zilda Arns é considerada a 17° maior brasileira de todos os tempos. A pedido de seu irmão, Dom Paulo Evaristo Arns, foi fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Recebeu diversas menções especiais e títulos de cidadã honorária no país”, prosseguiu.
E concluiu: “Da mesma forma, à Pastoral da Criança foram concedidos diversos prêmios pelo trabalho que vem sendo desenvolvido desde a sua fundação, graças a seu trabalho. Em 2012, foi eleita a 17° maior brasileira de todos os tempos numa seleção feita por um formato internacional. Dona Zilda faleceu durante o terremoto no Haiti em 12 de janeiro de 2010, onde se encontrava para uma palestra à Conferência dos Religiosos”.
A Igreja Católica ainda citou os prêmios internacionais conquistados pela médica Zilda Arns: Prêmio Social 2005 da Câmara de Comércio Brasil-Espanha; Medalha “Simón Bolívar”, da Câmara Internacional de Pesquisa e Integração Social, em 2000; Prêmio Humanitário 1997 do Lions Club International; Prêmio Internacional da OPAS em Administração Sanitária, 1994.