fbpx
Início > Igreja Católica dá puxão de orelhas em prefeito de Vila Velha por demonstrar ignorância em História do Brasil

Igreja Católica dá puxão de orelhas em prefeito de Vila Velha por demonstrar ignorância em História do Brasil

Prefeito de Vila Velha dá vexame em demonstrar ignorância em História do Brasil e Igreja Católica puxa orelhas | Foto: Redes sociais

O site oficial da Arquidiocese de Vitória (ES) deu um puxão de orelhas no prefeito de Vila Velha, Arnaldo Borgo Filho, o Arnaldinho (Podemos) após ele demonstrar ignorância e total desconhecimento em História do Brasil e dizer que não sabe quem foi a médica pediatra e sanitarista Zilda Arns. A médica, irmã do arcebispo emérito de São Paulo, dom Paulo Evaristo Arns, nasceu em Forquilhinha, Santa Catarina, no dia 25 de agosto de 1934 e faleceu em 12 de janeiro de 2010, aos 75 anos e foi quem criou a Pastoral da Criança.

Nesse domingo, dia 18/ de abril, chegou às mãos do padre Abel de Andrade, pároco de Nossa Senhora Aparecida em Cobilândia, Vila Velha, através de alguns paroquianos um vídeo em que o Prefeito da cidade, Arnaldinho Borgo, promete entregar uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) que há mais de 12 anos ninguém conseguiu entregar. Mas, o que chamou a atenção de todos foi o prefeito dizer que iria inclusive mudar o nome da UPA, já com placa de “Unidade de pronto Atendimento Zilda Arns” para um outro nome conhecido.

Sem conhecimento e sem assessoria

Pastoral da Criança de Vila Velha dá uma aula de História para o prefeito Arnaldinho Borgo, de Vila Velha | Vídeo: Arquidiciose

Demonstrando que não possui uma assessoria com conhecimentos em História, o prefeito de Vila Velha disse que “colocaram uma placa com um nome que ninguém sabe de quem é. E já vou adiantar, vamos trocar o nome da UPA de Riviera da Barra e colocar de alguém da região”, disse Arnaldinho. Líderes da Pastoral da Criança da região logo fizeram um vídeo e publicaram nas redes sociais defendendo o nome e mostrando quem é Zilda Arns.

Padre Abel enviou uma mensagem para a assessoria do prefeito e não obteve resposta: “Desculpe o incomodo, mas recebi um vídeo em que o prefeito fala que ninguém sabe quem é Zilda Arns, cujo nome está numa UPA em Reviera da Barra. Lembro que Zilda Arns foi a Fundadora da Pastoral da Criança. Assim como em todo o Brasil, também em Vila Velha, há mais de 25 anos ajudou a tirar crianças da desnutrição Infantil com o acompanhamento das agentes de Pastoral da Criança. Com certeza nesta região da Upa não foi diferente”, iniciou o padre.

Deselegante

“Como coordenador de Pastoral da área de Vila Velha, acredito que foi deselegante afirmar que Zilda Arns é uma pessoa que ninguém conhece”. Também nós, do Vicariato de Comunicação da Arquidiocese tentamos contato com o prefeito e assessor, mas não fomos atendidos. Ninguém conhece Zilda Arns? Como assim, prefeito?

O pároco continuo a sua explicação: “Dona Zilda Arns é considerada a 17° maior brasileira de todos os tempos. A pedido de seu irmão, Dom Paulo Evaristo Arns, foi fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Recebeu diversas menções especiais e títulos de cidadã honorária no país”, prosseguiu.

E concluiu: “Da mesma forma, à Pastoral da Criança foram concedidos diversos prêmios pelo trabalho que vem sendo desenvolvido desde a sua fundação, graças a seu trabalho. Em 2012, foi eleita a 17° maior brasileira de todos os tempos numa seleção feita por um formato internacional.  Dona Zilda faleceu durante o terremoto no Haiti em 12 de janeiro de 2010, onde se encontrava para uma palestra à Conferência dos Religiosos”.

A Igreja Católica ainda citou os prêmios internacionais conquistados pela médica Zilda Arns: Prêmio Social 2005 da Câmara de Comércio Brasil-Espanha; Medalha “Simón Bolívar”, da Câmara Internacional de Pesquisa e Integração Social, em 2000; Prêmio Humanitário 1997 do Lions Club International; Prêmio Internacional da OPAS em Administração Sanitária, 1994.