O Pedalaço pela Paz “Conte até 10” é uma realização do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES)
O Governo do Estado vai realizar neste domingo (27) a inauguração da Ciclovia da Vida (“Ciclovia Detinha Son”) e das obras de ampliação das faixas da Terceira Ponte, a partir das 8h. A programação será em duas partes, a primeira às 8h30 com a realização do Pedalaço da Paz 2023, prosseguindo à tarde, a partir das 16h, com o Festival Luzes pela Vida, que acontecerá no Cais das Artes, na Capital.
Pela manhã, a expectativa dos organizadores é de que mais de quatro mil ciclistas atravessem a Ciclovia da Vida e a Terceira Ponte. A partir das 8h, a Terceira Ponte será totalmente fechada para que os ciclistas de Vila Velha possam vir para a Praça do Papa, onde será a concentração. Às 9h30, os ciclistas iniciam o Pedalaço pela Paz, com previsão de que 700 participantes utilizem a Ciclovia da Vida e o restante siga em duas faixas de dentro da Terceira Ponte.
A faixa da direita será liberada para pessoas que queiram fazer a travessia a pé. A partir das 11h30, a Terceira Ponte será totalmente liberada e a Ciclovia da Vida já funcionará normalmente.
Pedalaço pela Paz será neste domingo (27)
O Pedalaço pela Paz “Conte até 10”, promovido pelo Ministério Público do Espírito Santo (MPES) está sendo considerado pelos promotores como sendo especial neste ano. O evento está incluído na programação a inauguração da Ciclovia da Vida e a ampliação da Terceira Ponte. O passeio, que completa 24 anos, acontecerá neste domingo (27), às 8h30 horas.
É realizado pela Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) com a empresa Alex Produções e Eventos e tem o objetivo de promover a conscientização para a redução de crimes praticados por motivos banais, visando reverter os índices de violência no Estado.
A concentração será a partir das 8h30, na Praça do Papa, em Vitória, e a largada, às 9h30. Os ciclistas sairão do local em direção à Terceira Ponte e seguirão até a Praia da Costa, em Vila Velha. Deste local, retornarão para o ponto de partida em Vitória.
Como participar
Para participar, os interessados devem doar 2kg de alimentos não perecíveis, que devem ser entregues nos Supermercados Extrabom (Itacibá, Itapuã, Vaparaíso e Goiabeiras) ou na loja Celeiro Bike Shop, em Vila Velha, e trocados por um kit do evento, que dará direito a boné, camisa frutas e água no dia do passeio. Haverá também sorteio de cinco bicicletas e brindes no dia do evento. Para pegar o kit com as camisas, basta levar 2kg de alimento nas lojas participantes ou na concentração na Praça do Papa a partir das 8h.
Apenas pessoas com a camisa rosa poderão acessar a Ciclovia da Vida durante o Pedalaço pela Paz. As demais cores de camisa irão atravessar pela Terceira Ponte. As trocas podem ser feitas na loja Celeiros Bike em Vila Velha e nos supermercados Extrabom de Valparaíso, Goiabeiras, Itapuã e Itacibá. Desde a sua primeira edição, o Pedalaço já arrecadou mais de 100 toneladas de alimentos. Para 2023, a expectativa é que cerca de 10.000 ciclistas participem do evento, mobilizando a sociedade e levando a mensagem de paz pelas ruas.
Serviço:
Evento: Pedalaço pela Paz “Conte até 10”
Pontos de troca: Supermercados Extrabom (Itacibá, Itapuã, Vaparaíso e Goiabeiras) e loja Celeiro Bike Shop
Data: 27/08 (domingo)
Hora: Concentração a partir das 8h30 e largada às 9h30
Local: saída da Praça do Papa, em Vitória, com destino à Vila Velha e retorno para o ponto de partida.