I
As labaredas, localizadas no pátio de sucatas, foram vistas à quilômetros de distância e o fogo somente foi controlado na manhã deste domingo (5). Não houve vítimas, segundo a empresa
Um incêndio de grandes proporções atingiu o pátio de sucata da siderúrgica Simec, localizada na Rua Leopoldina, 900, em Jardim América, Cariacica (ES) e as labaredas e a fumaça foram vistas a quilômetros de distância. A empresa informou, através de nota, que o incêndio se iniciou por volta das 20 horas deste último sábado (4), no pátio de sucatas. O controlo das chamas somente ocorreu no início da manhã deste domingo (5). A Simec Cariacica ocupa o espaço que foi da antiga Companhia de Ferro e Aço de Vitória (Cofavi).
De acordo com a empresa, o local se encontra isolado e “não é próximo a vegetação ou moradia”. Também foi informado de que “não houve empregado ferido ou qualquer risco à comunidade vizinha.’ E complementa: “Assim que iniciado o incêndio, a Brigada de Combate da empresa atuou seguindo os procedimentos padrão e acionou imediatamente o Corpo de Bombeiros.” De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, o órgão foi acionado por volta das 22 horas e foram enviados ao local quatro viaturas. O montante do prejuízo não foi divulgado pela empresa.
Simec
Maior recicladora de sucata de aço do Espírito Santo, a Simec Cariacica, unidade de aços longos, gera 950 empregos diretos e indiretos e tem capacidade de produção anual de 600 mil toneladas de tarugo e 450 mil de barras chatas e redondas, perfis leves e médios, vergalhões, lâminas para cortes de rochas ornamentais e cantoneiras. A empresa absorve cerca de 70% de toda a sucata gerada no Estado e ainda recebe esse insumo de São Paulo e Rio de Janeiro.
Atualmente, a Simec Cariacica passa por um processo de modernização de seu parque industrial, em um investimento de R$ 1,5 bilhão e com prazo de conclusão previsto para 2026. A obra prevê a construção de um moderno laminador e instalação de um desgaseificador a vácuo, substituindo o atual equipamento de lingotamento contínuo, considerado pela empresa como sendo ultrapassado. O projeto também contempla a cobertura a instalação de telhas acústicas no pátio interno de sucata, pavimentação de novas vias internas (obra já concluída).
De acordo com a empresa, o equipamento de lingotamento em funcionamento atualmente é da década de 1990 e tecnologicamente ultrapassado. Com o novo equipamento, a Simec Cariacica informa quer irá produzir aços especiais”. A modernização vai exigir a contratação de dezenas de novos empregados, tanto direta quanto indiretamente. O grupo Simec é mexicano e tem unidades industriais no México, Estados Unidos, Canadá e no Brasil (Cariacica, no Espírito Santo, Itaúna, em Minas Gerais, e Pindamonhangaba, em São Paulo).