“Turminha da Rebio” reúne cinco histórias envolvendo a fauna da Reserva Biológica Augusto Ruschi, em Santa Teresa (ES). Nesta matéria, abaixo, em serviço, está o link para quem desejar fazer o download da publicação
O Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), em parceria com a Reserva Natural Vale e com a Reserva Biológica Augusto Ruschi, lança sua primeira produção literária destinada ao público infantil. O livro “Turminha da Rebio” será lançado na última sexta-feira (24), durante a abertura da 3ª Semana da Mata Atlântica de Santa Teresa (ES).
A obra reúne cinco histórias infantis sobre a fauna da Reserva Biológica Augusto Ruschi, em Santa Teresa (ES), gerenciada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Sob uma perspectiva lúdica, as histórias apresentadas buscam contribuir para o conhecimento das crianças sobre a biodiversidade e suas interações ecológicas. Também comunicam elementos que colaboram para o estabelecimento de relações sustentáveis entre os diferentes seres vivos que integram a Mata Atlântica.
Entre a último sexta-feira (24) e a segunda-feira desta semana (27), quando é celebrado o Dia da Mata Atlântica a durante a 3ª Semana, foram incentivas as reflexões sobre a conservação desse importante bioma. Nessa terceira edição, o tema foi “Memórias, Saberes e Fazeres da Mata Atlântica”, inspirado nos trabalhos do naturalista Augusto Ruschi que se relacionam às pesquisas realizadas atualmente pelo INMA.
“O tema desta edição é muito potente, porque nos permite criar uma conexão entre passado, presente e futuro da Mata Atlântica. Por um lado, temos as memórias das pesquisas e iniciativas de Augusto Ruschi em prol desse bioma, as trocas mantidas por ele com outros cientistas, instituições e atores sociais. Essa memória aparece nas cartas, fotografias e ilustrações do Arquivo Augusto Ruschi, escolhidas para compor as atividades da Semana. Por outro lado, nosso visitante terá contato com pesquisas atuais, muitas delas estabelecendo um rico diálogo com a tradição naturalista da qual o Ruschi faz parte e apontando para um futuro, baseado na urgência de conservação e restauração da Mata Atlântica”, destaca a historiadora Alyne Gonçalves, pesquisadora do INMA.
Santa Teresa, coração da Mata Atlântica
A Mata Atlântica é um dos cinco mais importantes hotspots de biodiversidade no mundo, com elevado grau de endemismo – espécies que só ocorrem nesse bioma. Quando se fala em anfíbios, das 600 espécies que ocorrem na Mata Atlântica, quase 90% são endêmicas do bioma. Santa Teresa, município da região central-serrana do Espírito Santo, é uma das regiões mais diversas do mundo, abrigando cerca de 110 espécies.
Dessas, 24 ocorrem no parque do Museu de Biologia Prof. Mello Leitão, sede do INMA. Ou seja, uma em cada cinco espécies de Santa Teresa ocorrem no INMA! São 22 espécies de sapos, perereca e rãs, que pertencem ao grupo Anura, e duas “cobras-cegas”, do grupo Gymnophiona (cecílias), anfíbio que parece uma serpente.
Serviço:
Faça o download do livro “Turminha da Rebio”, em arquivo PDF, clicando neste link.