Devido a uma frente fria que passa no Oceano Atlântico, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê trovoadas isoladas, chuvas e até a possibilidade de granizo em todo o Espírito Santo. No entanto, ao contrário do que ocorreu na manhã desta última sexta-feira (15) em Colatina (ES), quando ventos de 100 Km/h trouxeram medo e prejuízo, dessa vez este final de semana no Estado será, segundo o Inmet, com “ventos fraco/moderados, com rajadas.”
A previsão é que as chuvas possam ficar numa faixa de 20 a 30 milímetros, embora adverte que a intensidade poderá chegar em algumas localidades do Espírito Santo a 50 milímetros. Ainda é dada a possibilidade de queda de granizo, com ventos que podem ficar na faixa de 40 a 60 quilômetros por hora, o que, de acordo com o Inmet, não traz ameaça de queda de árvores, alagamentos e até destruição das propriedades rurais.
Ventos de 100 Km/h trouxeram prejuízo e medo em Colatina
Uma intensa ventania e uma chuva torrencial atingiram bairros de Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, na manhã desta última sexta-feira (15). Os moradores relataram que a tempestade deixou parte da cidade sem energia elétrica e provocou danos significativos. Árvores e postes caíram, obstruindo vias em diversos locais.
O aviso foi dado pela Marinha do Brasil na última quarta-feira (13), quando a Agência Marinha de Notícias, pertencente à Marinha do Brasil, fez o alerta da chegada de ventos fortes, que provou prejuízos e destelhamento de casas e derrubada de árvores em Colatina (ES). “Já no litoral entre Arraial do Cabo (RJ) e Vitória (ES), são esperados ventos de direção Nordeste a Norte e intensidade de até 65 km/h (35 nós), entre a tarde desta quarta-feira (13) e a noite desta quinta-feira (14)”, avisou.
Chuva e vento forte em 15 minutos, na cidade do Norte capixaba
A situação se tornou evidente por meio de fotos e vídeos enviados por moradores da região para o site Colatina em Ação. A Defesa Civil municipal emitiu um comunicado informando que, em um curto intervalo de apenas 15 minutos nesta manhã, a cidade registrou um acumulado de 15 mm de chuva, combinado com ventos fortes. O órgão enfatizou que equipes do Sanear e da Prefeitura foram mobilizadas em vários pontos do município para realizar a limpeza completa das áreas públicas afetadas.
A Prefeitura de Colatina, através da Defesa Civil, informa que, após as fortes chuvas e rajadas de vento, o município registrou a interdição de sete imóveis. Devido à situação, seis famílias foram orientadas a se abrigar em casa de parentes e uma família foi encaminhada para aluguel social. O bairro mais atingido foi São Silvano, onde as equipes da Prefeitura e Sanear realizam mutirão de atendimento desde o início da manhã. Foi registrado que, em um intervalo de apenas 15 minutos, o acumulado de chuva foi de 15mm com ventos de 100 km / hora em Colatina.