fbpx
Início > Inscrições do Programa de Iniciação Científica do Ifes estão abertas até 31 de março

Inscrições do Programa de Iniciação Científica do Ifes estão abertas até 31 de março


Entre os editais ofertados, o pesquisador poderá escolher em qual modalidade quer concorrer com o plano de trabalho


Inscrições do Programa de Iniciação Científica do Ifes estão abertas até 31 de março | Foto: Freepik

Estão abertas as inscrições para os editais do Programa Institucional de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Picti) do Ifes. As inscrições poderão ser feitas até o dia 31 de março de 2025. Os editais estão publicados no Sistema Integrado de Gerenciamento da Pesquisa do Ifes (SIGPESq) e podem ser acessados em: prppg.ifes.edu.br/editais.

Os programas de bolsas de Iniciação Científica (Pibic), de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) e de Iniciação Científica para estudantes do ensino técnico de nível médio (Pibic-Jr) permanecem agrupados um único edital, como já vem sendo feito nos últimos dois anos. O pesquisador deverá escolher em qual modalidade quer concorrer com o plano de trabalho. Além disso, o pesquisador também deverá avaliar qual é o melhor edital para participar, de acordo com o seu perfil.

Dois editais

O edital PRPPG 03/2025 é voltado para a inserção de novos pesquisadores na pesquisa, fomentando a participação daqueles que ainda não foram contemplados com bolsas do programa, ou que tiveram até três bolsas nos últimos cinco anos. O número máximo de planos de trabalho que cada proponente poderá submeter varia de acordo com a modalidade. São no máximo dois planos de trabalho para Pibic/Pivic e Pibiti/Piviti; e até quatro planos de trabalho diferentes e independentes para Pibic-Jr/Pivic-Jr.

Já o edital PRPPG 04/2025 é voltado para consolidação dos pesquisadores que já participam ativamente do programa e que poderão receber bolsas de agências de fomento externo, como Fapes e CNPq, além do próprio Ifes. Para cada modalidade do edital, há um quantitativo máximo de planos de trabalho que cada proponente poderá submeter. Para Pibic/Pivic e Pibiti/Piviti o número máximo é de quatro planos de trabalho diferentes e independentes; no caso do Pibic-Jr/Pivic-Jr, são até seis planos.

Pontuação

Em ambos os editais, a alteração mais significativa diz respeito à pontuação atribuída aos artigos publicados pelos pesquisadores. A partir deste ano, as maiores pontuações serão em função da classificação das revistas científicas indexadas nas bases de dados Web of Science e Scopus. Artigos que não se encontram nestas bases também recebem pontuação.

Os editais do Picti têm o objetivo de despertar a vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes do ensino técnico e graduação, além de estimular a produção de conhecimento e o desenvolvimento de tecnologias e soluções inovadoras. Os trabalhos de pesquisa deverão ser desenvolvidos por estudantes do Ifes, ao longo de doze meses, iniciando em setembro de 2025.

Serviço:

Confira os editais completos em: prppg.ifes.edu.br/editais.