O Programa de Bolsa Permanência – PBP, tem por finalidade minimizar as desigualdades sociais, étnico-raciais e contribuir para permanência e diplomação dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica matriculados em cursos de graduação presencial

A Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidade (Saad) publicou edital para novas inscrições no Programa de Bolsa Permanência (PBP) do Ministério da Educação (MEC), dirigido a estudantes de graduação indígenas e quilombolas. Pessoas interessadas podem se inscrever até o dia 16 de maio, na página do Programa. O valor da bolsa pago aos beneficiados será de R$ 1.400.
O candidato deve apresentar documentação que comprove seu pertencimento ao público-alvo do programa e sua matrícula em curso presencial de graduação, sendo necessário cursar no mínimo 240 horas no período vigente (salvo casos específicos devidamente justificados). Entre os requisitos, também estão não ter ultrapassado dois semestres do tempo regulamentar do curso de graduação em que estiver matriculado, não receber bolsa vinculada ao curso de Pedagogia Intercultural Indígena e não ter concluído curso superior.
Estudantes com cadastro e documentação completa serão classificados de acordo com os critérios estabelecidos no edital. Aqueles que não forem contemplados dentro do quantitativo de vagas disponíveis formarão cadastro de reserva para a ocupação das vagas que surgirem, em fluxo contínuo.
Reuniões tira-dúvidas
A Saad vai realizar duas reuniões on-line para que estudantes interessados possam tirar suas dúvidas. A primeira será nesta quarta-feira, dia 7, às 17 horas; e a segunda será na quinta-feira, dia 8, às 11 horas. Os endereços das salas virtuais estão informadas no edital.
Questionamentos também podem ser enviados pelo e-mail programabolsapermanencia@ufes.br e pelo número (27) 3145-9441 (WhatsApp). As informações completas podem ser obtidas no Edital disponível aqui.
Serviço:
Clique aqui para acessar o edital.
Texto: Nábila Corrêa