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INSS adverte que golpistas estão usando a assistente virtual do INSS para obter dados de cidadãos


O órgão da previdência social lembra que a atendente virtual, Helô, não entra em contato pelo WhatsApp


INSS alerta que golpistas estão roubando dados dos segurados através do uso da secretária virtual Helô. Esta última não entra em contato com aposentados e demais beneficiários pelo WhatsApp,. adverte o órgão | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Novo golpe na praça. Golpistas estão se passando por uma suposta “central de atendimento” e se aproveitando da imagem da Helô, assistente virtual do INSS, para tentar obter dados pessoais dos beneficiários. As abordagens têm ocorrido por mensagem de celular (WhatsApp). As informações são da Agência Brasil.

Os criminosos têm algumas informações dos segurados e ainda fornecem número de protocolo para passarem credibilidade e obterem mais dados. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) orienta a todos para que, caso recebam esse tipo de contato, bloqueiem imediatamente e não forneçam nenhuma informação como dados pessoais, fotos ou documentos.

Atendente virtual Helô

A Helô é um plantão de dúvidas que pode ser acessada apenas pelo Meu INSS  e nunca busca o segurado pelo WhatsApp para “conversar”. Para evitar cair nesse tipo de golpe, é importante manter sempre atualizados os seus dados de contato, como telefone, e-mail e endereço. Isso deve ser feito pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.

O INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos. Caso alguém faça qualquer comunicação pedindo dados ou fotos em nome do INSS, não atenda a solicitação, desligue a ligação e bloqueie o contato.

O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41. O INSS nunca manda links nem pede documentos pelo SMS.Sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS e pode ser verificada também pelo telefone 135.

Recomendação

A recomendação é para que o segurado utiliza apenas os canais oficiais de atendimento (aplicativo/site Meu INSS ou agência da Previdência Social) para cumprir qualquer solicitação do INSS, seja para agendar um serviço ou para entregar algum documento.

Em caso de tentativa de golpe, faça denúncia para a Ouvidoria pela internet  ou pelo telefone 135.

Outra recomendação do INSS para o caso de ter sofrido um golpe, é registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil e comunicar aos órgãos envolvidos (por exemplo, o próprio INSS e o banco em que recebe o benefício, se for o caso).