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INSS alerta para golpistas que ligam para aposentados e pedem selfie de documentos

INSS diz que intensificou o assédio de golpistas aos aposentados em busca de documentos para a prática de crimes | Foto: Divulgação

O INSS emitiu comunicado para alertar sobre a prática criminosa, que se intensificou após informar que a partir de junho haverá suspensão de pagamento de benefícios à aposentados que não fizerem a prova de vida

Diante do anúncio de que a partir de junho, os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que deixarem de realizar a prova de vida voltarão a ter o benefício cortado, essas pessoas estão sendo alvo de golpistas. Os criminosos, devido à facilidade que se tem no Brasil de se obter informações pessoais detalhadas pela internet, estão ligando para fazer a prova de vida online para aposentados, por causa da pandemia. Os golpistas ligam, se identificam como sendo funcionários do INSS e falam todos os dados pessoais da vítima.

Após dar “credibilidade”, dizem que estão fazendo a prova de vida dos aposentados e pensionistas e dizem que vão enviar uma mensagem por WhatsApp, onde é solicitado o envio da foto de um documento para finalizar o processo. O criminoso apresenta à vítima uma voz segura e gera credibilidade nas pessoas menos esclarecidas, com isso tem os dados necessários, além dos que já dispõem para dar um golpe financeiro na praça em nome do beneficiário do INSS.

Comunicado oficial do INSS

Foi diante dessa prática, que vem se generalizando em todo o país, que o INSS emitiu o seguinte comunicado oficial à imprensa. “O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informa tratar-se de golpe recentes ligações para que aposentados façam a prova de vida online, por causa da pandemia. Na ligação, são falados todos os dados pessoais e enviada uma mensagem, por WhatsApp, pedindo para que o aposentado envie uma foto de um documento para finalizar o processo. A pessoa que fala é muito segura”.

“Assim, o INSS alerta a todos para que, caso recebam esse tipo de ligação, desliguem o telefone e não forneçam nenhuma informação. O INSS não faz contato por telefone para procedimento de prova de vida. Avalia-se que esse golpe começou a ser aplicado com a ampliação da prova de vida por biometria facial, realizada por meio de aplicativo. Saiba mais sobre no endereço: https://www.gov.br/inss/pt-br/assuntos/prova-de-vida/inss-amplia-e-simplifica-prova-de-vida-digital.

Como é a comunicação oficial

No mesmo comunicado, o INSS informa detalhadamente como é realizada a comunicação do INSS com o segurado: “O INSS entra em contato com o cidadão em situações específicas e para informar a respeito de procedimentos, andamento de requerimentos ou realizar reagendamentos, e, em nenhum momento solicita qualquer informação, como CPF, nome da mãe ou senhas”.

“O segurado pode receber um e-mail, um SMS, uma carta ou ligação do INSS, sempre por meio dos canais oficiais de atendimento: Meu INSS, Central de Atendimento 135, ou SMS identificado como 280-41. O segurado é contatado por meio das informações fornecidas em seu cadastro (e-mail, telefone e endereço) e, por isso, é importante que mantenha o seu cadastro junto ao INSS atualizado com os dados para contato. A atualização pode ser feita pelo Meu INSS e por meio da Central 135”, prosseguiu o INSS.

“Por sua vez, quando o segurado entra em contato com o INSS, o Instituto poderá solicitar informações como CPF e nome da mãe para confirmação da identidade do interessado e para que seja respeitado o sigilo das informações. Caso o cidadão que tenha sido notificado e tenha alguma dúvida, ele poderá ligar no 135, o telefone oficial do INSS para ter mais informações. Poderá ainda buscar atendimento por meio do chat humanizado da assistente virtual do INSS, a Helô”, finalizou.