A exposição pode ser visitada de 14 de março a 27 de maio de 2024, na sede nacional do INMA, em Santa Teresa (ES)
“Harmonia do Caos: entre o real e o fantástico mundo das vespas parasitoides” é o título da exposição que será aberta na próxima quinta-feira, dia 14 de março, às 14 horas, no Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), em Santa Teresa/ES. A “ExpoVespa” apresenta aos visitantes o mundo das vespas parasitoides e sua importância para a humanidade.
Realizada pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), por meio do seu Laboratório de Popularização da Ciência (LabPop), a mostra tem apoio do INMA e do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) – Campus Santa Teresa, cujos alunos farão a monitoria para o público durante todo o período da exposição.
“Vespas parasitoides são insetos que funcionam como parasitas de outros insetos e, por isso, podem ser utilizados em controle biológico de pragas agrícolas, ajudando na produção de alimentos orgânicos, por exemplo”, explica a professora Viviana Borges Corte, coordenadora do LabPop-UFES.
Há cerca de 100 mil vespas parasitoides
Atualmente são conhecidas cerca de 100 mil espécies de vespas parasitoides – 15 vezes mais espécies do que mamíferos. Nem sempre atraem a atenção dos cientistas e, por serem muito pequenas, sua existência não é muito conhecida pela população.
“A exposição aposta na popularização da ciência por meio da arte. A mostra conta com peças artísticas inspiradas no mundo das vespas e também exemplares naturais, buscando despertar no público, sobretudo em crianças e jovens estudantes, interesse e encanto por esses insetos extraordinários e também nas artes”, destaca Viviana.
A “ExpoVespa” fica no INMA até o dia 27 de maio, quando é comemorado o Dia da Mata Atlântica, com visitação de terça-feira a domingo, de 8 às 17 horas.
Serviço:
ExpoVespa – Harmonia do Caos: entre o real e o fantástico mundo das vespas parasitoides
Abertura: 14 de março de 2024, às 14h
Local: Museu de Biologia Prof. Mello Leitão / Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA)
Av. José Ruschi, 4 – Centro – Santa Teresa/ES
Visitação: 14 de março a 27 de maio de 2024
Horário: terça a domingo, de 8h às 17h
Entrada gratuita