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Intenção de consumo das famílias capixabas volta a subir, após 3 meses de queda


Em maio, aumentou a disposição das famílias capixabas para realizar compras, segundo o Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), analisado pelo Connect Fecomércio-ES


Intenção de consumo das famílias capixabas volta a subir, após 3 meses de queda | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

No mês de maio, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) no Espírito Santo mostrou sinais de recuperação após três meses de queda, sinalizando um comportamento mais otimista dos consumidores.  O índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) do Espírito Santo registrou crescimento de 0,8%% na transição de abril para maio deste ano; e de 8,8% na comparação com o mês de maio 2023. Os números constam no levantamento analisado pela equipe Connect Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), com base nos dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O índice varia de 0 a 200 pontos, no qual abaixo de 100 pontos indica percepção de insatisfação e acima de 100 indica satisfação com as variáveis estudadas. No Espírito Santo, o indicador está no patamar de satisfação, alcançando a marca de 108,7 pontos. O crescimento do ICF no Espírito Santo em maio se mostra melhor que o nacional, em que o índice permaneceu estável, com uma queda de 0,1%.

Avaliação

“Maio é um período em que todo o varejo começa a trabalhar bem, e não só um setor específico. É o mês das mulheres, das noivas, dos casamentos, das mães…, e o segmento de vestuário masculino também está indo muito bem. Acreditamos que vamos ter um nível muito bom de consumo daqui para frente”, afirma José Carlos Bergamin, vice-presidente da Fecomércio-ES e diretor geral da marca Konyk.

Na análise do Connect Fecomércio-ES, a melhoria do ICF no Espírito Santo em maio é um sinal positivo, especialmente após três meses de quedas consecutivas. Isso pode indicar um ajuste nas prioridades financeiras das famílias capixabas e uma melhoria na intenção de consumo.

A tendência é que o consumo permaneça em crescimento. Isso se deve principalmente ao mercado de trabalho aquecido e a época de safras, como a do café; bem como a chegada de datas importantes para o comércio, como o dia dos namorados, festas tradicionais e eventos culturais no interior do estado, comuns da época de inverno.

“Esse aumento pode estar relacionado à reorganização financeira das famílias após as despesas típicas de início de ano, permitindo que os consumidores capixabas, gradualmente, estejam mais dispostos a consumir”, afirma Ana Carolina Júlio, coordenadora do Observatório do Comércio, o Connect Fecomércio-ES.

Sete subíndices

Com o objetivo de proporcionar uma compreensão mais abrangente do índice geral, a pesquisa apresenta, ao todo, sete subíndices: Segurança em relação ao emprego atual; Perspectivas de melhores condições profissionais; Satisfação com a renda atual; Acesso ao crédito; Nível de consumo atual; Perspectivas de consumo; e Avaliação do momento para compra de bens duráveis.

Embora a “Avaliação do momento para compra de bens duráveis” tenha caído 1,9% em um mês, indicando que as famílias ainda estão relutantes em realizar grandes compras, houve um aumento nas “Perspectivas de melhores condições profissionais” (+2,9%) e no “Acesso ao crédito” e nas “Perspectivas de consumo”, ambos crescendo 1,7% em relação a abril.

O item “Segurança em relação ao emprego atual” foi o que apresentou a maior pontuação no nível de satisfação (129,9 pontos), seguido por “Perspectiva de consumo” (127,9 pontos). Destaca-se ainda que cinco, dos sete subíndices, pontuaram acima de 100 pontos. Abaixo do nível de satisfação estão “Nível de consumo atual” (86,5 pontos) e “Avaliação do momento para compra de bens duráveis” (72,8 pontos).

Serviço:

A pesquisa completa pode ser acessada no site da Fecomércio-ES, na aba Connect:, clicando neste link.