fbpx
Início > Internado há cinco meses em Cariacica (ES) argentino volta a Buenos Aires

Internado há cinco meses em Cariacica (ES) argentino volta a Buenos Aires


A história de Iván Perez, atropelado gravemente em Vila Velha (ES), comoveu funcionários do Hospital Estadual de Atenção Clínica (HEAC) e a população capixaba. O então “paciente desconhecido” somente teve seu nome revelado após amplas postagens nas redes sociais


Internado há cinco meses em Cariacica (ES) argentino volta a Buenos Aires | Vídeo: Divulgação/Sesa

O argentino Iván Pérez, de 28 anos, que estava internado no Hospital Estadual de Atenção Clínica (HEAC), em Cariacica (ES), vítima de traumatismo craniano após um atropelamento em Vila Velha (ES), já está em sua casa em Buenos Aires, na Argentina. Perez, que estava sem documentos na hora em que foi socorrido, foi internado com o nome de “paciente desconhecido”.

A sua real identidade somente foi conhecida após uma ampla campanha pelas redes sociais, fazendo com que as mensagens chegassem até a Argentina e que a sua família tomasse conhecimento. Os familiares tiveram muita dificuldade financeira em vir ao Brasil e o transporte somente foi possível porque o governo da Argentina cedeu um avião especializado nesse tipo de transporte. O custo dessa viagem é de R$ 150 mil.

De acordo com vídeos enviados pela Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa), a partida de Iván e de sua irmã, Flavia Saracho, foi comemorativa com bolas coloridas representando o verde amarelo do Brasil e o azul e branco da Argentina. “Estamos muito felizes. É um voo esperado há muito tempo. Há cinco meses Iván está aqui e há três meses nós nos revezamos para estarmos com ele no hospital. Vamos festejar! Todo mundo está esperando por ele. Todos vão recebê-lo no hospital”, disse Flavia na saída do HEAC.

O vídeo que circulou nas redes sociais em abril deste ano e chegou até a Argentina, fazendo com que os familiares tomassem conhecimento e viessem até o Hospital Estadual de Atenção Clínica (HEAC), em Cariacica (ES) | Vídeo: YouTube

Vídeo nas redes sociais

Um vídeo gravado por funcionários do HEAC e divulgado nas redes sociais em abril deste ano foi o que ajudou Iván. A ampla circulação do vídeo, principalmente no WhatsApp fez com que as imagens ultrapassassem as fronteiras do Brasil e chegassem a Argentina.

“Estou feliz, quero chorar de emoção, de alegria! Eu lembro que estava no trabalho e quando chegou o vídeo me partiu a alma. Agora estou feliz, pois vou levar meu irmão para casa”, disse Flávia, que é administradora de empresa. A falta de recursos para o transporte estava preocupando os familiares. Flavia contou que a solução de conseguir o avião veio com um sobrinho que foi a um evento de uma escola pública que fez uma visita à casa do governador da Província argentina de Santiago del Estero.

O sobrinho escreveu uma carta e entregou ao governador Gerardo Zamora, relatando a situação de Iván em Cariacica, no Brasil. Dias depois os familiares receberam uma ligação, onde foram convidados a se reunir com os representantes do governo e dali veio a promessa de ajuda. Iván e sua irmã embarcaram às 14 horas desta última quinta-feira (10) no setor de cargas do Aeroporto de Vitória.

O voo foi direto para Florianópolis (SC), onde por volta das 17 horas onde foi cumprida a burocracia de imigração. Dali, o avião partiu para Buenos Aires onde chegou por volta das 20 horas. Do aeroporto argentino, o paciente foi levado em ambulância especial para Hospital Miguel Angel Buljan. O hospital, localizado na Rua Dinamarca, 3.627, no Bairro Sol Y Verde, em Buenos Aires, é público e administrado pela Prefeitura de Buenos Aires.