fbpx
Início > Já está funcionando no Campus de Goiabeiras da Ufes o Parque de Práticas Corporais de Aventura

Já está funcionando no Campus de Goiabeiras da Ufes o Parque de Práticas Corporais de Aventura

A instalação do projeto no Campus de Goiabeiras exigiu um investimento de R$ 270 mil | Foto: Divulgação/Ufes

A Ufes investiu R$ 270 mil na implantação do projeto Parque de Práticas Corporais de Aventura, que é administrado no Campus de Goiabeiras pelo Centro de Educação Física e Desportos (CEFD. O intuito é proporcionar a prática de atividades como circuito de arborismo, linha de tirolesa e parede de escalada, além de um kit para trabalhar práticas corporais aéreas, como Pole Dance, atividades acrobáticas com o uso de Lira (aro de metal) e atividades de ginástica com elástico. A instalação dos equipamentos foi concluída no final de março último.

Segundo o diretor do Centro, Otávio Guimarães Tavares, a estrutura coloca o curso de Educação Física da Ufes em uma posição de destaque no estado e no país. “No Brasil, nos tornamos uma das poucas instituições públicas de ensino a ter esse conjunto de equipamentos montado e, no estado, a única da Grande Vitória. Juntos, os equipamentos para práticas de esportes relacionados à natureza e ao conjunto para práticas corporais aéreas nos colocam em uma posição única em nível regional e nacional”, explica.

O diretor acrescenta que o Parque permitirá um aumento da qualidade e diversidade na formação dos profissionais da área, assim como no próprio desenvolvimento dessas novas atividades esportivas. “Temos a preocupação de sempre atualizar a formação dos futuros profissionais dessa área e buscar as melhores condições e equipamentos para nossos alunos. Nesse contexto, o Parque foi criado para dar conta do que parece ser o futuro da Educação Física, diante do surgimento e esportização de uma série de práticas corporais”, acrescenta Tavares.

Acesso

Além de ser utilizado nas atividades de ensino do curso de Educação Física, contribuindo para a experiência real dos estudantes em disciplinas sobre práticas corporais de aventura em contato com a natureza, o Parque será aberto à comunidade externa por meio de projetos de extensão.

“Já estamos gestando um projeto interno para que estudantes de escolas públicas tenham uma experiência em esportes de aventura. Também estamos construindo uma parceria com a Diretoria de Esporte e Lazer da Pró-Reitoria de Extensão para o desenvolvimento de atividades para o público em geral, em nosso campus”, conclui.