Dnit tem 24 meses para recuperar a estrutura da ponte

Em resposta a uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal (MPF), a Justiça Federal determinou que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o município de Vila Velha (ES) realizem uma série de melhorias na ponte sobre o Rio Aribiri e na Estrada de Capuaba (BR-447).
A sentença obriga o município de Vila Velha a executar medidas contra irregularidades encontradas nas calçadas da BR-447, devendo exercer fiscalização ativa na região. O Dnit, por sua vez, deverá realizar a obra de recuperação funcional e estrutural sob a ponte do Rio Aribiri, bem como implementar medidas para o aumento da segurança dos pedestres que usam a ponte.
Prazos
A decisão da 4ª Vara Federal Cível de Vitória também estabelece prazos para a execução das melhorias. As obras na ponte devem ser completadas em até 24 meses. Além disso, o Dnit deverá apresentar em 180 dias estudos de fluxo de trânsito da via principal da BR-447, devendo propor medidas que aumentem a segurança dos pedestres.
A ação civil pública foi ajuizada originariamente perante a 1ª Vara da Infância e Juventude de Vila Velha pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo, buscando inicialmente a condenação do município de Vila Velha no cumprimento de obrigações de fazer referentes à construção de ciclovias, calçadas, instalações de faixas de pedestres e sinalização definitiva na Estrada de Capuaba. O objetivo foi garantir a segurança de crianças e adolescentes usuários das escolas públicas situadas naquela região.

Dnit e Prefeitura de Vila Velha são as responsáveis, diz o Judiciário
Com o andamento do processo, foi reconhecida a incompetência da Justiça Estadual para julgar o caso, que foi, então, encaminhado para a Justiça Federal. Já tramitando na esfera federal, o MPF confirmou a tese do MPES de que caberia ao Dnit e ao município de Vila Velha garantirem as condições mínimas de segurança e tráfego na BR-447, especialmente no trecho que compreende o acesso às escolas municipais.
Monitoramento – Para garantir a efetividade da decisão, a Justiça determinou que o Dnit e o município de Vila Velha prestem informações sobre as ações realizadas de forma semestral, com a intimação do MPF para acompanhamento. O MPF continuará monitorando o cumprimento da decisão para garantir que as melhorias sejam implementadas de forma efetiva e dentro dos prazos estabelecidos.
Serviço:
Ação Civil Pública nº 0000715-57.2015.4.02.5001/ES