Estudantes de graduação da Ufes e de outras instituições de ensino públicas ou privadas regularmente matriculados em cursos de Comunicação Social (com habilitação em Jornalismo ou Publicidade e Propaganda), Letras, Administração, Psicologia, Design, Relações Públicas, Relações Institucionais ou em áreas correlatas já podem se inscrever para participar do processo seletivo para preenchimento de vagas de colaboradores no Laboratório de Projetos Inteligentes (LabCidades/Ufes).
Os candidatos selecionados receberão bolsas financiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) no valor de R$ 700 mensais, a partir de julho. Os interessados têm até o próximo domingo, dia 9, para se candidatar por meio do preenchimento deste formulário de inscrição e envio da documentação exigida. O edital completo pode ser acessado na seção de anexos abaixo.
Serão sete vagas (mais cadastro de reserva) e o candidato deverá optar por apenas uma dentre as vagas disponíveis. Entre as etapas do processo seletivo estão desafio individual, entrevista e análise curricular. Durante o desafio, os candidatos serão submetidos a testes de raciocínio e terão suas habilidades de resposta a situações-problema avaliadas.
A etapa de entrevista avaliará a fluência na fala, a coerência argumentativa, a correção no uso da língua portuguesa e a segurança na articulação de ideias. Por fim, a análise curricular avaliará a experiência anterior com estágio ou monitoria, a participação em iniciação científica, as publicações científicas e o currículo lattes ou vitae do estudante.
O resultado final será comunicado aos candidatos no dia 26 de junho e a contratação dos bolsistas se dará nos dois dias seguintes. Dúvidas ou outras informações podem ser obtidas pelo e-mail contato@labcidades.com.br.
LabCidades
Sediado no campus de Goiabeiras da Ufes, o Laboratório de Projetos Inteligentes é uma iniciativa inovadora voltada para a pesquisa e desenvolvimento de soluções inteligentes para os desafios urbanos contemporâneos.
A equipe multidisciplinar (que atua sob coordenação do professor do Departamento de Economia Everlam Montibeler) busca explorar o potencial dos dados e da tecnologia para promover a sustentabilidade, a eficiência e a inclusão nas cidades.
Segundo Montibeler, o LabCidades busca estudantes que queiram se desafiar: “Todos os nossos projetos têm como origem uma dor, um desafio a ser superado. Nosso objetivo é capacitar nossos bolsistas para se transformarem em profissionais preparados para o futuro”.
Serviço:
Faça o download da íntegra do Edital Nº 03/2024, clicando neste link.
Texto: Adriana Damasceno