fbpx
Início > Laboratório busca voluntários amputados para pesquisa com prótese de mão robótica

Laboratório busca voluntários amputados para pesquisa com prótese de mão robótica

Laboratório busca voluntários amputados para pesquisa com prótese de mão robótica | Foto: Labtel

O Laboratório de Telecomunicações da Ufes (LabTel) está em busca de voluntários amputados – e seus familiares – que queiram participar de uma pesquisa para melhorar o desenvolvimento de uma prótese de mão robótica.

Os interessados precisam ser maiores de 18 anos e preferencialmente usar alguma prótese de mão há pelo menos seis meses. Inicialmente, o estudo envolve um questionário para identificar as necessidades de pessoas com membros superiores amputados e que façam o uso de algum dispositivo de assistência.

Em seguida, os usuários poderão fazer testes de funcionalidade com o dispositivo. Os resultados encontrados durante a pesquisa serão disponibilizados para o Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes).

Aqueles que se encaixam no perfil devem entrar em contato com a pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Ufes (PPGEE) Laura Barraza, responsável pelo projeto, por este e-mail ou pelo telefone (27) 99578-4160.

Graus de liberdade

Chamada de PrHand, a prótese robótica desenvolvida no LabTel possui tecnologia que aplica elementos rígidos e flexíveis, o que possibilita sua adaptação de acordo com o formato do objeto que manuseia.

“A prótese tem no total 14 graus de liberdade, acionados por um motor. Os graus de liberdade dos dedos são: flexão, extensão, abdução e adução”, explica a pesquisadora.

Com o desafio de elaborar uma prótese eficiente, mas ao mesmo tempo acessível, os pesquisadores conseguiram reproduzir a mão com aparência e movimentos semelhantes aos do membro natural.

Texto: Vitor Guerra