fbpx
Início > LG anuncia que vai deixar de fabricar smartphones a partir de 31 de julho em todo o mundo

LG anuncia que vai deixar de fabricar smartphones a partir de 31 de julho em todo o mundo

LG alegou prejuízo acumulado de R$ 25,42 bilhões em seis anos, para desistir de continuar fabricando celulares | Foto: Divulgação

Em nota distribuída à imprensa na manhã desta segunda-feira (5) a empresa sul-coreana LG anunciou que vai encerrar a sua produção de smarthphones mundialmente, a partir de 31 de julho, incluindo nas suas duas fábricas no Brasil. A empresa justificou a decisão por vir acumulando por quase seis anos um prejuízo acumulado de US$ 4,5 bilhões (25,42 bilhões). No Brasil o impacto maior será na fábrica de Taubaté, no interior de São Paulo, a única voltada em sua maioria para a produção de celulares.

Dentro das cinco divisões industriais da LG, a fabricação de celulares representa cerca de 7% do faturamento global. A unidade da Taubaté, que também produz monitores para computadores e televisores, tem cerca de mil funcionários. Desse número, 400 empregados estão voltados para a produção de celulares. Já a unidade de Manaus, que também produz smarthphones, não será muito afetada porque a fábrica do Amazonas produz uma linha maior de produtos e os funcionários poderão ser alocados nessas outras unidades.

Segundo a LÇ a decisão pelo fechamento foi aprovada por seu conselho de administração na manhã desta segunda-feira. A fábrica disse que vai se reunir com o Sindicato dos Metalúrgicos do município nesta terça-feira (6). Já a entidade sindical informou que a LG ainda não antecipou sobre os impactos da decisão em relação aos trabalhadores e à unidade industrial de Taubaté. Os sindicalistas disseram que vem tentando reuniões com a LG desde o inicio do ano e a empresa tem se recusado.

Com relação aos clientes que possuem celular da marca LG, a empresa disse que continuará fornecendo suporte por um período, que ela não revelou se será de meses ou de anos, e que vai variar de acordo com a região geográfica onde se encontra. No entanto, a empresa disse que vai continuar desenvolvendo estudos tecnológicos relacionados a mobilidade, como a futura tecnologia 6G.

Leia a íntegra da nota:

“Desde o segundo semestre de 2015, o nosso negócio global de celulares tem sofrido uma perda operacional por 23 trimestres consecutivos, resultando em um acumulado de aproximadamente 4,1 bilhões de dólares (US) até o final de 2020.

Depois de avaliar todas as possibilidades para o futuro do nosso negócio de celulares, o Headquarter Global decidiu por fechar esta divisão a fim de fortalecer sua competitividade futura por meio de seleção e foco estratégico.

Como uma companhia que valoriza profundamente a contribuição de cada funcionário, cliente e parceiro LG, nós comunicaremos de forma aberta e transparente durante este processo, buscando uma abordagem justa e pragmática, enquanto atendemos as obrigações jurídicas.

É com tristeza que compartilhamos esta notícia com os nossos clientes e parceiros que ao longo de todos estes anos nos demonstraram confiança e nos deram apoio.

A LG Electronics do Brasil agradece vocês e irá se concentrar fortemente em seus negócios de modo a continuar a fornecer produtos e serviços inovadores que tornarão a vida melhor.”