Os robôs analisados nas publicações são tanto aéreos quanto. Os livros estão disponíveis no acervo da Biblioteca Central e podem ser comprados no site da editora
Produzido por meio de uma parceria internacional entre professores da Ufes e da Universidad Nacional de San Juan, da Argentina, o livro Control of Ground and Aerial Robots (Controle de Robôs Terrestres e Aéreos) detalha a compreensão acadêmica referente ao controle e ao desenvolvimento tecnológico de robôs aéreos e terrestres. O estudo é assinado pelo professor do Departamento de Engenharia Elétrica da Ufes, Mário Sarcinelli Filho, e pelo professor da instituição argentina, Ricardo Carelli.
O livro é fruto de uma antiga parceria acadêmica. Ao longo dos anos, os autores do livro trabalharam juntos, criando diversas oportunidades para estudantes, como a publicação de artigos, participação em congressos e a oportunidade de intercâmbios entre Brasil e Argentina.
“Com base na nossa experiência profissional, Carelli e eu propomos uma técnica de controle abrangente, que permite o gerenciamento de um sistema baseado em um robô ou em vários. No capítulo cinco do livro, por exemplo, a gente aborda o controle de sistemas de múltiplos-robôs. E é a partir desse capítulo que eu escrevo o segundo livro, Controle de Sistemas Multirrobôs, um livro que aprofunda a cooperação entre vários robôs, propondo diversas aplicações”, explica Sarcinelli.
Aplicações
Entre as propostas de aplicação está um sistema para entregar mercadorias com a utilização de drones. A aeronave opera a atividade em conjunto com outro veículo, como um caminhão de entregas, que se moveria pelas ruas fornecendo uma referência para os drones que estão entregando os pacotes, possibilitando que eles retornem e pousem nele. Essa pesquisa está em desenvolvimento no Laboratório de Automação Inteligente e Robótica (LAB-AIR), que integra o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Ufes (PPGEE).
O professor destaca que, em contexto brasileiro, o desenvolvimento desse tipo de tecnologia é necessário, mas segue tendo muita dificuldade para sua implantação. “Essa aplicação está no topo da literatura nos últimos dias, mas aqui no Brasil há uma dificuldade para aplicar esses estudos, pois carece de adaptações e até de uma legislação específica”, detalha Sarcinelli.
Os livros são destinados a professores, pesquisadores e estudantes da área de Engenharia Elétrica e estão disponíveis no acervo da Biblioteca Central, podendo também ser adquiridos nos sites das editoras Springer Nature e Blucher.
Texto: Ghenis Carlos Silva (bolsista)