O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca nesta manhã de quinta-feira (22) em Paris, proveniente de Roma, para participar da Cúpula para um Novo Pacto Global de Financiamento. O presidente brasileiro é um dos principais convidados do evento organizado pelo presidente francês Emmanuel Macron.
Na capital italiana, Lula se reuniu com o ex-primeiro-ministro da República Italiana Massimo D’Alema; secretária-geral do Partido Democrático Italiano, Elly Schlein; presidente da República Italiana, Sergio Mattarella; papa Francisco; secretário de Estado do Vaticano, arcebispo Edgar Peña Parra; primeira-ministra Giorgia Meloni e o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri.
Encontro com o papa
No encontro que o presidente Lula manteve com o Papa Francisco, nesta última quarta-feira a Sala de Imprensa do Vaticano informou, em nota, que houve uma troca positiva de pontos de vista sobre a situação sociopolítica da Região e foram abordados alguns temas de interesse comum, como a promoção da paz e da reconciliação, a luta contra a pobreza e as desigualdades, o respeito às populações indígenas e a proteção do meio ambiente.
O papa presentou o presidente Lula com a Mensagem para a Paz deste ano; o Documento sobre a Fraternidade Humana; o livro sobre a Statio Orbis de 27 de março de 2020, editado pela LEV; e o baixo-relevo em bronze “A paz é uma flor frágil” Já o presidente Lula deu de presente ao Papa a gravura do artista pernambucano J.F. Borges. Lula pediu ao Papa um Terço para sua irmã de 80 anos e Francisco imediatamente o presenteou.
Cúpula
A ideia do presidente francês com a cúpula é “fazer um balanço de todos os meios e formas de aumentar solidariedade financeira com o Sul”. E é neste ponto que se insere a proposta, que será defendida pelo Brasil, de ampliar os mecanismos de cooperação para além do combate às questões climáticas.
Na Cúpula sobre o Novo Pacto Global de Financiamento, o governo brasileiro participará das seis mesas-redondas previstas na programação, entre elas, questões sobre novos instrumentos de financiamento, reforma dos bancos multilaterais de desenvolvimento, participação de inciativa privada. A abertura do evento terá discursos do presidente Macron e do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres. Já o pronunciamento de Lula, assim como de outros líderes estrangeiros, ocorrerá no encerramento do encontro, na manhã dessa sexta-feira (23).
Além do presidente brasileiro, estão previstas falas do primeiro-ministro da China, Li Qiang; da secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen; do chanceler da Alemanha, Olaf Scholz; do príncipe da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman; da presidente de Barbados, Mia Mottley; do presidente do Egito, Abdul Fatah Khalil Al-Sisi, entre outros.
Banda Coldplay
Ainda na capital francesa, Lula fará o discurso de encerramento do evento Power Our Planet, a convite da banda Coldplay, na noite desta quinta-feira. O evento será realizado no Campo de Marte, em frente à Torre Eiffel, e também terá as presenças de líderes do Timor Leste, Barbados, Gana e Quênia, além da prefeita de Paris, Ane Hidalgo.
“Vou participar de um evento público, na frente da Torre Eiffel, convocado pelo pessoal do Coldplay para fazer um ato público com vários dirigentes políticos, vários artistas. Eu serei o orador final desse encontro para falar da questão ambiental”, explicou Lula durante o programa Conversa com o Presidente.
O Itamaraty confirmou que Lula terá encontros bilaterais, durante a cúpula, com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, e com Sultan Al-Jaber presidente do comitê organizador da COP28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Agenda do Presidente da República nesta quinta-feira (22):
- 8h30
- Entrevista coletiva à imprensa (horário local: +5h em relação à Brasília)
- Roma – Itália
- 10h00
- Partida para Paris
- Aeroporto de Ciampino
- 11h40
- Chegada a Paris (horário local: +5h em relação à Brasília)
- Aeroporto de Paris-Orly
- 13h30
- Almoço com a Presidenta do Novo Banco de Desenvolvimento, Dilma Rousseff
- Paris
- 15h30
- Encontro com o Presidente República da África do Sul, Cyril Ramaphosa
- Paris
- 16h30
- Encontro com o Presidente da República de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermúdez
- Paris
- 17h30
- Encontro com Primeiro-Ministro da República do Haiti, Ariel Henry
- Paris
- 18h15
- Encontro com o Presidente da COP-28 nos Emirados Árabes Unidos, Sultan al Jaber
- Paris
- 20h15
- Discurso no evento “Power Our Planet”
- Campo de Marte, Torre Eiffel
- 21h00
- Jantar oferecido pelo Presidente da República Francesa, Emmanuel Macron, e pela Senhora Brigitte Macron aos chefes de delegação da Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global e cônjuges de chefes de Estado
- Palácio do Eliseu, Salle des fêtes