fbpx
Início > Lula deve participar da posse de Dilma na presidência do Brics, em Xangai, nesta quinta (13)

Lula deve participar da posse de Dilma na presidência do Brics, em Xangai, nesta quinta (13)

A sede do New Development Bank (MNDB), o Brics,  ficca em Xangiai, na China -| Imagem: Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que chegou à Xangai, na China, às 11h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira (12), participará nesta quinta-feira (13) da cerimônia de posse da ex-presidenta Dilma Rousseff na Presidência do New Development Bank (NDB), também conhecido como “Banco dos Brics”. O mandato de Dilma como presidente do banco do Brics vai até julho de 2025. A instituição bancária tem sua sede na cidade de Xangai, na China.

A programação oficial começa com a cerimônia de posse da ex-presidenta Dilma Rousseff no comando do Novo Banco de Desenvolvimento, o banco de fomento dos Brics, bloco formado pelo Brasil, a Rússia, Índia, China e África do Sul. À tarde, ele se reúne com empresários e à noite viaja para Pequim.

Presidente Lula é recebido pela ex-presidenta Dilma Rousseff em Xangai | Foto: Divulgação

Encontro com Xi Jinping

Na sexta-feira, a agenda de viagem do presidente Lula prevê um encontro com o presidente chinês, Xi Jinping. No próximo sábado (15), o avião presidencial pousará em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, para uma visita oficial do presidente brasileiro aos Emirados Árabes Unidos. Segundo a Presidência da República, a visita à China promete ser uma das mais importantes e estratégicas viagens internacionais de Lula neste início de mandato.

Acompanha o presidente uma comitiva de empresários, governadores, parlamentares e ministros, e a expectativa é de que mais de 20 acordos sejam assinados em diversas áreas. A viagem à China é a quarta visita internacional de Lula após a posse neste terceiro mandato. O presidente já foi à Argentina, ao Uruguai e aos Estados Unidos. Ela também recebeu, em Brasília, o primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz, no fim de janeiro.